As conjunções são classificadas com base na relação de dependência ou de independência estabelecida entre os elementos ou as orações unidos por elas. Orações que são compreensíveis isoladamente são chamadas de coordenadas, e, portanto, as conjunções que as ligam são as conjunções coordenativas.
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. ... Essa classe de palavras pode ser dividida em conjunções subordinativas e conjunções coordenativas, e cada uma dessas classificações possui suas subdivisões conforme a estrutura e o sentido determinados.
Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). Partamos para outro enunciado: As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos. ... Eis aí a conclusão: nesse caso, o “que” atua como pronome relativo.
E aí vai uma dica importantíssima: para saber se ele realmente é um pronome relativo, basta substituí-lo por “o qual, os quais, a qual, as quais”. Logo, o porquê de tal classificação. Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo.
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.
Conjunções Integrantes São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.
Conjunções conclusivas são conjunções coordenativas que expressam conclusão. ... As conjunções coordenativas conclusivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a conclusão da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções conclusivas são logo, pois, portanto e então.
Verificado por especialistas a) O sentido da conjunção "por isso" em relação ao que foi dito na frase anterior é de conclusão. > "Por isso" é uma conjunção coordenativa conclusiva.
Resposta. A conjunção é uma classe gramatical que desempenha função de conector. Todas as conjunções ligam ideias no interior da frase... Ex.: Porém; e; ou; porque: portanto... Quando, Mal =logo que....
Resposta: A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação. ... As duas orações estão ligadas pela conjunção "e" e não têm relação de dependência entre si.