Abaixo, um resumo das medidas adotadas pelas Constituições do país:
O que ficou determinado pela Constituição de 1824: - O Brasil seguiria o regime político monárquico, sendo que o poder seria transmitido de forma hereditária. - O poder moderador, exercido pelo imperador, estava acima dos outros poderes. ... - Estabeleceu os quatro poderes: executivo, legislativo, judiciário e moderador.
Portanto, quem era considerado cidadão brasileiro a partir da Constituição de 1824? Pessoas brancas, pessoas negras brasileiras livres e indígenas.
Resposta. respostas: 2-Eram considerados cidadãos brasileiros todos os homens livres e libertos (ex-escravos) nascidos no Brasil. Ja os nascidos em Portugal, foram todos aqueles nascidos no reino ou em outras colônias .
Resposta: Por que os índios não faziam partes das chamadas ´´camadas sociais ´´ , pelo fato de que eles ainda eram considerados escravos , e também era necessário ter uma renda anual de 200 mil-réis.
Verificado por especialistas A Constituição de 1824 era autoritária pois dava amplos poderes ao governo central (o Império) em detrimento das províncias, havendo a instituição de voto para os cargos legislativos, mas não a independência deste poder.
constituição outorgada é aquela que o presidente manda fazer e enfia goela abaixo da população, ou seja, a constituição outorgada é imposta pelo governante supremo da nação. ... A constituição de 1824 foi outorgada porque o regime vigente era o império absolutista. Então o Imperador D.
A carta de 1824 mesclava características liberais com artigos que expressava,o autoritarismo do imperador,pois a constituição que estava sendo elaborada pelos deputados limitava o poder do imperador.
Quer dizer que foi imposta pela a autoridade do governante; Quer dizer que foi aprovada em plebiscito.
O objetivo era manter a ordem, hierarquia social e política sem liberdades, além de conservar a propriedade, a unidade territorial, o tráfico de escravos, a escravidão, o distanciamento da participação política dos excluídos da sociedade da constituição de 1824.
A Constituição de 1824 diferencia-se da atual (1988) por ter sido outorgada (efetivada sem participação popular) e semi-rígida (possibilitava modificações em seu texto).