A absortividade também pode ser calculada usando-se a razão entre a intensidade de uma amostra referencial e a amostra desconhecida. Ela é dada pela equação A = log10(l0/l). A intensidade deve ser obtida com o uso de um espectrofotômetro.
Qual é o cálculo para converter porcentagem de transmitância em absorbância? Para converter um valor de porcentagem de transmitância (% T) em absorbância, use a seguinte equação: Absorbância = 2 - log (% T). Por exemplo, para converter 56% de T em absorbância, calcule 2 - log (56) = 0,252 unidades de absorbância.
Partindo de uma concepção mais simples, a fotometria é um ramo da óptica que tem a finalidade de medir a luz, ou seja, medir a luz que é refletida do objeto fotografado. Essa luz entra na câmera e o fotômetro ajuste seus valores de acordo com o ISO, diafragma, e obturador.
O fotômetro converte a luz em corrente elétrica, fazendo assim, com que a medição da mesma aconteça através de valores referentes à velocidade do obturador ou à abertura do diafragma. Os fotômetros podem ser internos, ou seja, incorporados à câmera, ou manuais, ou seja, externos à câmera.
Como aprender a fotometrar mais rápido usando o modo manual
Pontos de Foco servem para acertarmos o alvo do elemento mais importante na fotografia e consequentemente a nitidez. Canon, Nikon ou Sony, todas as câmeras DSLR possuem o Ponto de Foco Único e deve ser selecionado manualmente.
Utilize as setas, o anel giratório ou o “joystick” da câmera para configurar o foco. A barra que aparece na tela representa a distância que você está focando. Aproximando o ponto de ajuste do símbolo “infinito”, o que estiver distante será focado, e do símbolo da “flor”, o que estiver mais próximo será focado.
O foco seletivo não é nada mais do que jogar com profundidade de campo e o foco, procurando um ajuste desses dois que ajuda a destacar mais objetos do que outros em uma foto.