A laranja é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, vitamina C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protegendo de doenças cardiovasculares, e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, a laranja também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial.
Sendo de fácil localização, seja nos mercados ou nas feiras, e barata, a laranja pode ser consumida de diversas formas e aproveitando tudo, quer ver? Seu consumo pode ser no suco, in natura, em chás, bolos, saladas, e diversas outras receitas. Além de que, pode ser aproveitado até a casca e o seu bagaço da laranja, não sobrando nada.
Você sabia que a laranja atua até na prevenção de doenças degenerativas, como o Parkinson? Além disso, sua ação antioxidante também é muito importante para a proteção cerebral.
Para que você saiba o que compõe a laranja, trouxemos aqui a sua tabela nutricional, contendo todas as informações e quantidades para uma porção de 100 g de laranja fresca e 1 copo de suco natural. Confira:
A laranja é rica em fibras na sua composição que ajudam a reduzir a absorção de açúcar da alimentação pelo intestino e a controlar os níveis de glicemia, podendo ser um importante aliado no tratamento da diabetes, desde que consumida de acordo com a orientação do nutricionista, pois também é rica em açúcar.
Segundo um estudo realizado pela University of Texas Southwestern Medical Center (EUA), o suco de laranja ajuda a prevenir pedras nos rins, isso porque o suco da fruta produz uma carga alcalina e reduz os níveis de ácido úrico no corpo, ajudando a prevenir pedras nos rins, além de cálculos renais.
Laranja Lima, Bahia, Natal, Valência, Baianinha… São muitas variedades, e você percebeu que não é à toa que essa fruta é tão consumida no Brasil, não é mesmo? Aproveite e melhore sua imunidade com deliciosas opções de frutas verdes para incluir no cardápio.
O consumo de suco de frutas em excesso pode contribuir para o ganho de peso e apresentar efeitos prejudiciais à saúde metabólica. Por isso, optar pela fruta em seu formato integral (retirando-se apenas a casca), é a melhor forma de consumir laranjas.
A laranja também é uma fonte de cálcio, magnésio e fósforo, o que pode ajudar a fortalecer os ossos, aumentar a sua resistência e densidade, prevenindo doenças como a osteoporose.
A laranja é uma fruta cítrica originária da laranjeira, pertencente à família Rutaceae. Surgiu na Índia, no tempo da antiguidade, a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina. E hoje, é uma das frutas mais populares no Brasil e no mundo, estando presente nas refeições diárias de muitas pessoas.
Devido às suas propriedades antioxidantes, por ser rica em flavonoides e vitamina C, a fruta também ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, como o de mama, fígado e intestino. Isso por reduzir os danos do estresse oxidativo causado por radicais livres, o que impede alterações na células que causam o câncer.
Isso porque as fibras e a vitamina C presente na laranja ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, além de fornecer a sensação de saciedade, o que pode reduzir o apetite e auxiliar na perda de peso.
Os flavonoides presentes na laranja, especialmente a hesperidina, podem ter efeitos protetores contra doenças cardíacas.
A laranja é uma fruta muito versátil e também pode ser consumida na forma de geleias, vitaminas, bolos, molhos ou juntamente com outros alimentos, e pode-se também aproveitar sua casca para o preparo de chás e bolos.
E agora que você já sabe tudo sobre a laranja, qual a sua importância, sua composição nutricional e os seus benefícios, que tal se consultar com uma nutricionista para indicar a melhor alimentação para você? Faça uma cotação conosco do Joov, e encontre um plano de saúde que atenda todas as suas necessidades ;)
Apesar de seu teor de açúcar, a laranja tem um índice glicêmico baixo, variando de 31 a 51. Isso significa que os níveis de açúcar no sangue não sobem rapidamente após sua ingestão. Consumir alimentos com baixo índice glicêmico está associado a benefícios à saúde. Alguns benefícios incluem prevenir diabetes, obesidade e doença coronariana em diabéticos.
A laranja é rica em cálcio, fósforo e magnésio que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose ou osteopenia, por exemplo.
O aspeto é brilhante e apelativo, mas, mais do que a aparência, é o sabor que faz a diferença. Diz quem sabe que é em Silves que se produzem as melhores e mais saborosas laranjas do mundo. Este fim de semana, os citricultores de Silves mostram a qualidade do fruto e da produção.
A laranja também é rica em vitamina C, flavonoides, betacaroteno e fibras, por isso é ideal para combater o colesterol ruim (LDL). As fibras presentes na laranja também diminuem a absorção do colesterol presente nos alimentos.
A laranja Mimo-do-Céu é um fruto cítrico ideal para a alimentação de crianças, idosos e pessoas com problemas gastrointestinais. Esta laranja possui as mesmas características nutricionais e bioativas das demais laranjas, porém, estes possuem acidez muito baixa quando comparadas com qualquer outro fruto cítrico.
O amarelo é o mais concentrado (cerca de 201 mg para cada 100 g). Ele é delicioso e ainda contém aproximadamente 71 mg de vitamina C para cada 100 g.
Veja abaixo os alimentos mais ricos em vitamina C e os benefícios de cada um à saúde.
Porém a acerola é uma fruta que contém altos teores de ácido ascórbico (vitamina C), sendo este o mais atrativo em termos nutricionais. O teor de vitamina C na fruta pode variar de 695 a 4.
As tangerinas contêm mais vitamina A do que as laranjas, embora as laranjas sejam mais pobres em calorias e mais ricas em vitamina C e fibras. Ambas são boas fontes de vitaminas e minerais, incluindo tiamina, folato e potássio.
A recomendação diária de vitamina C para varia de 60 a 90mg para adultos, ficando, em média, em 75mg para mulheres e 90mg para homens....Saiba como usar a vitamina C a favor da imunidade.
Ao contrário do que é amplamente difundido, a laranja não é a fruta rainha quando o assunto é vitamina C.
A tangerina também é pobre em gorduras e fonte de vitaminas C, A e B6. Além disso, contém tiamina, folato, potássio, cálcio, ferro e magnésio. O cálcio é importante para ossos e dentes saudáveis. O magnésio ajuda a regular a pressão arterial.
Mexerica tem uma ótima quantidade de vitaminas O primeiro benefício da mexerica é ser uma fruta rica em um micronutriente importantíssimo, a Vitamina C (também conhecida por ácido ascórbico).
Os principais benefícios da tangerina para o organismo são:
Segundo a organização mundial da saúde, o ideal é consumir de 3 a 5 porções de frutas e legumes diariamente. A mexerica pode ser incluída no café da manhã ou nos lanches intermediários, entre as refeições. A melhor maneira de ser consumida é in natura, sem adição de açúcar ou adoçantes.
O consumo da tangerina diminui os riscos de aterosclerose, acúmulo de gordura nas artérias, que pode causar infartos e derrames.
FRUTAS VERMELHAS (MORANGOS, FRAMBOESAS) OU TANGERINA Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.
A porção recomendada é de 2 a 3 frutas diferentes por dia, sendo importante incluí-las em uma dieta hipocalórica que deve ser acompanhada por atividade física regular. Isso permite aumentar o metabolismo e usar as reservas de gordura acumuladas no corpo, favorecendo a perda de peso.
Conforme as recomendações gerais da Organização Mundial de Saúde da Saúde (OMS), para uma população saudável estimula-se para um adulto o consumo de três a cinco porções de frutas ao dia, sempre buscando variar a escolha delas.
Por que você deve consumir frutas no dia a dia
12 alimentos que você deve comer todos os dias
Melancia – Super hidratante, é composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.
Os benefícios das frutas são realmente importantes para a dieta de todos. Bebês, crianças e adultos devem comer frutas todos os dias, e isso deve se tornar um hábito. Frutas frescas são excelentes opções para o café da manhã, lanche ou sobremesa.
Não pode! Você sabia que também as frutas se devem comer com moderação? Sim, isso porque a fruta tem açúcar, claro, um açúcar natural, mas que, se comido em excesso, aumenta a glicose no sangue, o que leva a um aumento da insulina e, portanto, um aumento no armazenamento de gordura.
Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro.
Frutas são alimentos saudáveis, e assim como as verduras e legumes, possuem uma grande variedade de vitaminas, minerais e fibras. Por essa razão, o seu consumo ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, tais como as do coração e alguns tipos de câncer.