Como queremos saber o índice de refração, usaremos a fórmula da refração variável, uma vez que o meio em que a luz está sendo propagada é o vidro: n = c/v. Aplica-se, então, os valores de cada grandeza: n = 2.
Quanto maior a velocidade, maior também a massa Pois conforme o deslocamento se torne mais rápido, mais cresce a massa de nossa nave e de nosso corpo; quanto mais próximos da velocidade da luz, maiores serão eles, aproximando-se de valores infinitos.
Acontece que há um problema nesse raciocínio, pois a luz, em si, não tem cor. Ou seja, não veríamos nada diferente. É impossível viajar a essa velocidade, mas, se pudéssemos, a única diferença para uma viagem normal seria o tempo que levaríamos para chegar ao destino.
m/s
A Voyager 1 é a nave espacial mais rápida já construída e pode alcançar uma velocidade de 77,3 km/s (278 280 km/h) ou 0,0257% da velocidade da luz (em relação à Terra), já que a velocidade da luz corresponde a 1 8 km/h.
A sonda solar Parker, da Nasa, registrou mais um recorde. Após se tornar o objeto a realizar o voo mais próximo do Sol, a 18,6 milhões de quilômetros de distância, a sonda foi reconhecida como a criação humana a atingir a maior velocidade possível, cerca de 393 mil km/h.
A unidade de medida decibel (dB) é usada para medir a intensidade do som, chamado de “volume” ou “altura”, por medir a relação entre os picos e depressões de uma onda sonora. Funciona assim: quanto mais alta a onda, maior será o volume e consequentemente, maior será a quantidade de decibéis.
Pode-se alterar a temperatura, a umidade, a densidade do ar ou utilizar outro material, seja metal, água ou gás hélio. Todas essas modificações do meio irão alterar a velocidade do som. Caso a onda sonora seja criada com uma grande amplitude, ela não será viajará mais rapidamente do que uma onda com amplitude menor.
Quando a onda sofre uma contração, a pressão naquele ponto aumenta, e quando sofre expansão, ela diminui. Essas variações de pressão no meio, quando chegam ao ouvido humano, são captadas pelo sistema auditivo e dão a sensação de som. A frequência com que o meio se contrai e se dilata é a frequência da onda.
Percepção dos sons Esquema representando a audição humana. (Azul: ondas sonoras; Vermelho: tímpano; Amarelo: cóclea; Verde: Células receptoras de som; Púrpura: espectro de frequências da resposta da audição; Laranja: Potencial de ação do nervo.
Na atmosfera o fator que afeta a velocidade do som é a temperatura. Quando a temperatura diminui com o aumento de altitude o som é refratado para cima criando uma sombra acústica. A diminuição da velocidade do som é o gradiente negativo da velocidade do som.
Quando o som passa de um meio para outro, ele pode sofrer refração, assim como ocorre com a luz. Quando refratado, o som tanto pode ter sua velocidade aumentada como diminuída, de acordo com a rigidez do meio em que ele passa a se propagar.
Quanto maior for a densidade de um meio, maior será a velocidade do som que se propaga em seu interior. Além disso, sua velocidade de propagação é diretamente proporcional à temperatura desse meio.