A área total de um círculo é proporcional ao tamanho do raio e pode ser calculada pela expressão π * r², na qual π equivale a 3,14 e r é a medida do raio do círculo.
Como calcular uma área de seção transversal
Cálculo da Área de um Tubo Retangular
Secção transversal é a região determinada pela intersecção do cilindro com um plano paralelo às bases. Todas as secções transversais são congruentes. Secção meridiana é a região determinada pela intersecção do cilindro com um plano que contém o eixo.
Na geometria e na ciência, uma seção transversal, seção plana ou seção reta, é a interseção de um corpo no espaço tridimensional com um plano, ou o equivalente em um espaço dimensional maior. Cortar um objeto em fatias cria várias seções transversais paralelas.
Seção e secção significam divisão, separação, repartição, subdivisão, uma parte de um todo. Também pode significar departamento, divisão de repartição pública.
O algarismo é o símbolo que usamos para expressar os números. Os algarismos mais comuns no nosso dia-a-dia são os indo-arábicos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Podemos representar qualquer numeral utilizando estes algarismos, apenas posicionando-os do modo que queremos.
Tanto na tabela que vimos como no ábaco, se precisarmos representar o número 10, por exemplo, devemos utilizar uma dezena, colocando o 1 na segunda ordem. Podemos representar qualquer número utilizando o ábaco, basta que aumentemos a quantidade de hastes conforme for necessário, elevando assim a quantidade de ordens.
Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc. Cardinais como milhão, bilhão, trilhão etc.
Números que indicam um código: SENHA DE BANCO - números aleatórios, mas sem ser ter uma sequência; SENHA PARA DESBLOQUEAR UM COFRE - números aleatórios; CÓDIGO DE BARRAS - comumente é usado para registrar a entrada e a saída de um produto em um supermercado.
Os códigos de identificação de pessoas, objetos, situações etc. são, em geral, formados de algarismos (códigos numéricos) ou de letras e algarismos (alfanuméricos). ... Esses códigos podem e devem ser controlados, para tornar possível detectar erros de codificação.
Para dar sentido aos números, um padrão é atribuído à sequência. Dessa forma, o número é dividido em 15 seções. Três delas são os limites laterais e o centro do código. As 12 restantes, com sete dígitos cada, formam dois agrupamentos, um à esquerda e outro à direita.
Para se verificar se o número do código de barras está correto, procede-se da seguinte forma: fazendo a leitura do número da direita para a esquerda (isto porque se deve começar pelo algarismo de controlo), adicionam-se todos os algarismos que estão nas posições ímpares (primeiro algarismo, terceiro algarismo, …) e ...
O princípio por trás dos códigos de barra é o mesmo da computação em geral: o código binário. Dessa forma, as listras representam uma sequência de zeros e um. O resultado é a descrição exata do produto graças a uma base de dados consultada pelo equipamento leitor, que pode ser um computador comum ou um smartphone.