John Locke e o empirismo britânico: Todo conhecimento provém da experiência - UOL Educação.
O racionalismo e o empirismo são escolas de pensamento que buscam explicar a forma como os seres humanos adquirem o conhecimento, porém elas têm filosofias fundamentalmente opostas. Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial.
Os cinco estágios de percepção são estímulo, organização, interpretação, memória e recordação. Percepção descreve a forma como os seres humanos vêem o mundo e se relacionam com experiências.
Em todas as instâncias da vida é importante o entendimento da percepção. Nas organizações a percepção afeta inúmeros aspectos de comportamento das pessoas. O entendimento da percepção, por esse motivo, é uma competência gerencial que contribui para criação de um clima organizacional saudável.
Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano? Importância grande, pois mostram como o ser humano age em determinadas situações, ajuda a compreender como ele se comporta em determinados pontos.
A importância da percepção humana •Percepção “é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
A Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço forma e tempo forma. ... As bases dessa teoria psicológica foram estruturadas a partir desses estudos, que estabeleciam a forma e sua percepção, por Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka.
Fundamentos teóricos Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva.
As Leis Básicas da Gestalt são: Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade. Lei da Semelhança: imagens similares tendem a se agruparem entre si, de acordo com a percepção da mente humana.
São também a essência das leis ou princípios da Gestalt.