substantivo feminino Ação ou resultado de erradicar; ato de eliminar ou extirpar: erradicação de doenças.
Os especialistas acreditam que isso se deve, principalmente, aos baixos índices de vacinação. “Existe um movimento antivacinas que, apesar de lento, cresceu. Outros fatores que influenciam negativamente são as fake news e a falta de informação.
Uma das principais formas de prevenção de doenças adotada pelas redes de atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) é a vacinação. As campanhas de imunização em massa se mostraram uma eficiente ação de vigilância epidemiológica.
No Brasil, a vacinação foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite (paralisia infantil). Veja nosso especial sobre a poliomielite.
O movimento antivacina é uma oposição mais ou menos organizada à vacinação pública, oriunda de uma ampla gama de críticos de vacinas, algo que existe desde as primeiras campanhas de vacinação.
Os especialistas concordam que os antivacina sofrem apenas de falta de conhecimento e difundem teorias de conspiração e informações falsas que podem se espalhar mais rápido que os próprios vírus. "Não é um problema de saúde mental, mas pode se tornar um problema de saúde pública.
O ministério aposta mais em cinco razões: a percepção enganosa dos pais de que não é preciso mais vacinar porque as doenças desapareceram; o desconhecimento de quais são os imunizantes que integram o calendário nacional de vacinação, todos de aplicação obrigatória; o medo de que as vacinas causem reações prejudiciais ...