A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia para remover a parte danificada ou retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do óvulo e a gravidez natural.
Os sintomas de salpingite costumam aparecer após o período menstrual em mulheres sexualmente ativas e podem ser bastante desconfortáveis, sendo os principais:
As tubas uterinas transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário até a cavidade do útero. Por elas passam em direção oposta os espermatozoides e é onde, habitualmente, ocorre a fecundação. As tubas uterinas estão subdivididas em quatro partes: uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
Apresenta elevada eficácia através do bloqueio das trompas, situação que impede o encontro do espermatozoide do homem com o óvulo da mulher. Após a realização da laqueadura tubária as mulheres continuam menstruando normalmente.
Na Tabela 4 chama atenção o dado que 86,7% das pacientes apresentavam intervalo de ciclo menstrual entre 26-30 dias pré-laqueadura e após o procedimento definitivo cerca de 84,3% mantiveram o mesmo intervalo menstrual.
A cirurgia tem que indicar uma indicação médica precisa. Não existe a indicação simplesmente para parar de menstruar. A cirurgia tem seus riscos com sangramento, transfusão, lesão vesical, lesão intestinal, lesão ureteral, incontinência urinaria, dor pélvica, disfunção sexual, constipação intestinal.
A menstruação não depende das trompas e muito menos dos óvulos. Pelo contrário, as mulheres que fazem a laqueadura podem cursar com aumento do volume menstrual e das cólicas menstruais.
A amamentação e menstruação são passiveis sim de conviver em harmonia. Algumas mulheres conseguem ter um ciclo menstruar normal mesmo amamentando. Não é incomum ver relatos de mulheres com pouco tempo após o parto com o ciclo regulado como antes de engravidarem.
Se o seu médico achar necessário a confirmação da laqueadura por alguma razão, o exame a ser realizado é a histerossalpingografia. A laqueadura realizada por histeroscopia deve sempre ser confirmada por histerossalpingografia 3 meses após o procedimento.
Exceção no caso de você já tiver 2 cesáreas anteriores aí poderá pedir e realizar a Ligadura Tubárea no momento do Parto e da nova terceira cesárea. É proibido realizar a cirurgia de esterilização durante o parto mesmo que seja uma cesariana.
Na rede privada, os custos podem variar de acordo com a estrutura. “As laqueaduras geralmente variam de R$ 5.
Um parto por cesariana tem geralmente a duração de 45 minutos a uma hora. Pode ser realizado sob anestesia espinhal, em que a mulher se encontra consciente, ou sob anestesia geral. É introduzido um catéter urinário para drenar a bexiga e o abdómen é limpo com um antisséptico.