Diversos autores afirmam que o ambiente e a natureza do trabalho bem interferem na satisfação e motivação dos funcionários. ... Tais temas tem sido, cada vez mais explorados, por estudiosos e administradores do comportamento humano nas organizações, visando identificar o que move e afeta o indivíduo no trabalho.
A motivação tem a ver com conseguir algo em troca do esforço (uma recompensa, bônus, prêmio, etc.). Logo, um colaborador que trabalha mais para conseguir uma promoção está motivado, mas não necessariamente comprometido. A satisfação está relacionada com a felicidade.
Quanto maior é a valorização, integração e motivação dos colaboradores, maior é a produtividade oferecida por todos eles, conforme Hunter (2006). Segundo Spector (2003), a satisfação no trabalho leva a um maior esforço que resulta em desempenho, logo, o desempenho gera recompensas que origina a satisfação no trabalho.
Quas são os impactos da satisfação com o trabalho ? Qual é sua implicação para a administração? (pág. ... Rotatividade: O grau de satisfação interfere na permanência ou não do funcionário na empresa. Desvios de conduta no ambiente de trabalho: funcionários podem vir a ter comportamentos indesejáveis para a empresa.
De acordo com o autor, o principal motivo do declínio com a satisfação é o aumento da produtividade das empresas, ou melhor, a vontade dos executivos de cada vez mais alcançarem lucros astronómicos, fazendo com que o funcionário se sinta prejudicado com as longas jornadas de trabalho e a alta “ pressão “ pela ...
O ambiente influencia as atitudes das pessoas, afeta condições de trabalho e promove competições por recursos e poder. As organizações fazem parte de um universo maior, assim pode-se afirmar que qualquer interferência nesse ambiente maior poderá afetar a organização e vice- versa, mesmo que de maneira pouco impactante.
A cultura organizacional forte e bem fundamentada dá diretrizes claras sobre os valores da empresa e sobre o que os funcionários devem seguir. Isso traz o sentimento de “vestir a camisa”, ou seja, os profissionais entendem a identidade da corporação e sentem que são parte integrante dessa estrutura.
externo: representa o contexto no qual a organização existe e opera. É composto pelos elementos fora dos limites da empresa; interno: consiste nos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e suas instalações.
No ambiente externo, estão inseridos os fatores sobre os quais a corporação não possui controle, como clima, crises econômicas, taxa de juros, políticas ambientais, eleições, mudanças de câmbio ou de legislação, entre outros.