A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.
Sabemos que a administração existe desde a antiguidade, antes da Revolução Industrial usava-se a administração empírica e a improvisada, ao passar do tempo foi substituída pela Administração Científica e Teoria Clássica.
A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: - Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" significa direção, gerência. ... Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.
A administração pode ser compreendida de duas maneiras: ciência e arte. Sim, a administração é uma ciência, mas também uma arte, pois requer além de conhecimento, grande habilidade e criatividade para ser eficiente em qualquer ato relacionado à administração em si.
Portanto, podemos dizer que a administração é uma ciência, pois procura, através de métodos, pesquisas e experimentos, as hipóteses dos problemas e suas possíveis soluções.
De uma forma geral, no decorrer do curso os alunos encontram um amplo estudo das ciências sociais, gestão e políticas públicas, conciliando a capacidade de articulação, negociação e tomada de decisão, além de um grande suporte às questões em níveis internacionais.
A Administração Pública Direta é formada por órgãos públicos, ou seja, partes de uma pessoa jurídica. São exemplos de órgãos do ente União Federal: os Ministérios, as Forças Armadas, a Receita Federal, e, inclusive, os próprios Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Estrutura Administrativa compreende a formação das unidades do Senado, suas atribuições, responsáveis e formas de contato. Listagem de diretores e coordenadores da Casa.
Em um sistema democrático como é o existente no Brasil, os recursos públicos necessitam de uma gestão distributiva, justa e bem estruturada. Além de contribuir para a gestão pública e suas funções, servem como melhorias para a sociedade em si – em meio a programas sociais, políticas públicas, entre outros programas.
Organização pública: o que é? A organização pública também significa o mesmo do que administração pública, e aqui no Brasil ela é definida como os órgãos e demais entidades que possuem como o principal objetivo de desempenhar toda a atividade administrativa do Etado.
As organizações públicas têm um controle político do Estado por meio de eleições. Já nas empresas privadas, o controle é exercido pelo mercado por meio da concorrência entre as companhias.
10.