A partir dos vinte anos, caso a miopia esteja estabilizada, esta pode ser corrigida através de laser (cirurgia de miopia LASIK ou PRK) até às 8 dioptrias ou através de lentes intra-oculares de câmara anterior ou posterior, se não existir indicação para cirurgia a laser.
Para corrigir esse defeito de visão, são usadas lentes divergentes, divergindo o raio de luz e fazendo com que o foco ocorra na retina.
A miopia pode cegar se for um tipo mais sério da doença, onde a película que cobre o globo ocular (retina) sofre um estiramento e fica muito fina. Dessa maneira, podem ocorrer danos como fissuras ou rupturas que, se não forem corrigidos, podem aumentar e descolar a retina do olho.
Sim, a alta miopia (mais que 5 graus) pode levar a perda da visão por descolamento de retina e alterações maculares. O exame oftalmológico de rotina deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano preventivamente. Mesmo se o seu grau não aumente pois, o seu oftalmologista deve fazer o mapeamento de retina anualmente.
A correção de ametropia através de óculos ou lentes de contacto, apesar de visualmente satisfatória, poderá comprometer o correcto desempenho das funções militares: em caso de perda/dano dos óculos ou incompatibilidade com os modernos sistemas de visualização, e no caso de deslocamento da lente de contacto em situações ...