A identidade se vincula com a consciência, porque a consciência faz a pessoa, logo, se você não tem consciência, você não tem identidade. Mas, esse vinculo vai mais além, porque é através da nossa consciência que formamos nossa identidade.
Resposta. personalidade a pessoa faz a sua, gostando de tipos de músicas, sexos, filmes. Identidade: idade, data de nascimento, sexo, e a pessoa em si.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
A sensibilidade, o pensamento e o desejo dispõem à identidade humana num modo de existir que a direciona a uma ancoragem além de si. Para ancorar além de si, ela se abastece de conhecimentos práticos que constroem o mundo de sua existência. Este, mais que a si mesmo, sinaliza o escondimento de outra realidade.
A identidade nacional é construída, dialogicamente, a partir de uma autodescrição da cultura. Dois grandes princípios regem as culturas: o da exclusão e o da participação. Com base neles, elas autodescrevem-se como culturas da mistura ou da triagem. A cultura brasileira considera- se uma cultura da mistura.
Enquanto o ego é a instância individual, a alteridade leva-nos ao reconhecimento do coletivo. Nesse sentido, é a alteridade que pode garantir a coesão social, por exemplo. Também é a alteridade e seu reconhecimento a chave para evitar o etnocentrismo, a exploração de outros povos e a escravidão.
Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.
Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia. Um dos princípios fundamentais dá alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro.
substantivo feminino Aquilo que é determinante para diferenciar um ser de outro(s); o atributo próprio, característico e único de um ser, que o difere dos demais. Etimologia (origem da palavra ipseidade). Do latim haecceitas. atis.
O que o conceito de indivíduo tem a ver com o conceito de ipseidade? ... C) É um conceito que exprime a individualidade do sujeito, e é aplicado nas relações humanas no sentido em que o individuo deve ser colocado acima do coletivo ou da sociedade.
A ipseidade na ética argumentativa de Paul Ricoeur é a referência básica da hermenêutica do si ao qual sempre retorna. Ela estabelece a constante mediação reflexiva em oposição à pretensa posição imediata do sujeito. A mesmidade do si tem como contrapartida o outro.