Quem Foi O Rei Depois De Saul?

Quem foi o rei depois de saul

Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele era filho de Quis e pertencia a tribo de Benjamim. Saul foi escolhido como rei quando os israelitas pediram pela monarquia. A história de Saul na Bíblia está registrada em livro de 1 Samuel (capítulos 9-31).

Quando os israelitas desejaram e pediram por um rei, eles rejeitaram a liderança divina através do ministério de Samuel. É verdade que antes de Saul, já estava nos planos de Deus conceder um rei a Israel (cf. Gênesis 17:16; 49:10). Por esse motivo a Lei de Moisés já trazia a regulamentação da futura monarquia em Israel (Deuteronômio 17:14-20).

Doegue, o edomita, faz o trabalho sujo para Saul

Na Bíblia, a história de Davi é registrada em mais de sessenta capítulos, sendo que cerca de 60 referências são feitas no Novo Testamento. Autor de diversos salmos, com dons para a poesia, sua história é relevante para a cultura judaica, cristã e islâmica. No judaísmo, Davi é o Rei de Israel e do povo judaico, no Novo Testamento, em Mateus 1, consta que Davi é um ancestral direto de Jesus, e no islamismo é conhecido como Daud, profeta e rei de uma nação.

[1] Saul שׂאול Sha’ûl = “desejado” – cf. STRONG h7586 (Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.)

O reinado de Saul

O reinado de Saul

Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele era filho de Quis e pertencia à tribo de Benjamim. Seu nome em hebraico Sha’ul significa “Pedido de Deus”. Saul também foi o primeiro nome judaico de Paulo de Tarso, apesar de o nome ser traduzido para português na forma de Saulo.

Vários episódios amorosos são registrados na vida de Davi, sobretudo seu adultério com Batsabéia, mulher de Urias, um de seus generais, que Davi teve que matar. Dessa ligação nasceu Salomão, que sucedeu Davi e reinou de 970 a 930 a. C.

Saul comete uma terrível abominação

É muito discutido entre os estudiosos o que realmente aconteceu naquela ocasião. Seja como for, Saul pela terceira vez teve de escutar que seu reino havia chegado ao fim, que sua morte estava próxima e que naquela altura Davi já era seu sucessor oficial (1 Samuel 28:19).

Então Deus instruiu Samuel a conceder um rei ao povo. Samuel ainda advertiu os israelitas acerca das implicações de ter um rei de modo inoportuno, mas eles se recusaram a ouvir. Foi assim que Deus ordenou que Samuel ungisse Saul como rei. Sob esse aspecto, Saul era o tipo de pessoa que atendia exatamente as expectativas do povo.

Então o próprio Saul foi e, chegando ao poço grande que estava em Seco, perguntou: Onde estão Samuel e Davi? Eles o responderam que estavam na casa dos profetas, em Ramá. Então, Saul foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, enquanto ia caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá. Também ele despiu a sua túnica, e profetizou diante de Samuel, e, sem ela, esteve deitado em terra todo aquele dia e toda aquela noite; pelo que se diz: Está também Saul entre os profetas? (1Sm 19:18-24).

E agora?

E agora?

As crescentes dificuldades econômicas fizeram com que muitos hebreus se dirigissem para o rico vale do Nilo, quando foram escravizados. Os historiadores consideram o século XVII a. C. como a data da descida dos hebreus ao Egito. Durante cerca de quinhentos anos, os hebreus organizados em doze tribos, permaneceram em terras egípcias como cativos.

Ao chegarem à Palestina, ocuparam a cidade de Jericó, e divididos em tribos passaram a se reunir em torno de chefes, chamados juízes, para combater os filisteus que dominavam todo o território central da Palestina, até as margens do rio Jordão. Vários chefes guerreiros se destacaram, mas a liderança só viria com Saul, que foi considerado o primeiro rei dos hebreus.

[3] O termo hebraico traduzido como “preso ou detido” aqui é o mesmo usado para dizer que o profeta Jeremias estava detido no átrio da guarda (cf. Jeremias 39:15). Também esse termo é utilizado para falar que Davi estava em Ziclague, como “fugitivo” de Saul (1 Crônicas 12:1). Doegue era descendente de Esaú. Sua situação espiritual mostra claramente que ele era infiel. Doegue não estava ali para adorar a Deus, como sugerem algumas versões. A expressão “perante o Senhor” significa apenas que ele estava, fisicamente, diante da Tenda. É bem possível que ele estivesse ali para se esconder de alguém, exatamente como fez Davi. Por isso, ele não teve temor de matar os sacerdotes de Israel.

A história de Saul

Davi vai para Nobe até o sacerdote Aimeleque, filho de Aitube, que dá a Davi e seus homens o pão da proposição porque estavam com fome. O sacerdote também deu a Davi A espada de Golias, o filisteu. Mas, um dos servos de Saul, chamado Doegue, um edomita que era o chefe de seus pastores, estava ali e viu tudo; porque, naqueles dias, Doegue estava detido[3] diante do SENHOR (1Sm 21:1-9; cf. Mt 12:3-4).

Saul conta a todos os seus servos o plano para matar Davi, mas Jônatas intercede por ele. Ainda assim, Saul tenta matar novamente Davi (1Sm 19:1-11). Mical, salva  Davi o descendo por uma janela (1Sm 19:12-17).

Na época em que Saul vivia, o povo de Israel era liderado pelo profeta Samuel, o último dos juízes de Israel. Samuel já havia envelhecido, e combinado às frequentes ameaças de nações vizinhas, especialmente dos filisteus, os israelitas começaram a pedir por um rei. Eles desejavam ter um líder-guerreiro que, segundo eles, pudesse livrá-los de qualquer investida inimiga.

Os zifeus denunciam Davi para Saul

Depois da morte de Golias, o rei Saul nomeou Davi como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul. A inveja tomou conta de Saul, que por várias vezes tentou matar Davi, embora este tivesse sido prometido a sua filha Mical e fosse amigo de seu filho Jônatas.

Davi foge de Saul e procura Aquis, rei de Gate. Porém, os servos de Aquis suspeitam de Davi, que ficou com muito medo e se comportou como louco (1Sm 21:10-15). Logo depois ele foge de Gate e se esconde na caverna de Adulão  e foi para Mispá, em Moabe, depois foi para o bosque de Herete (1Sm 22:1-5). Saul manda seus servos matar todos os sacerdotes de Nobe, porém eles recusam. Doegue, o edomita que estava preso ali naqueles dias,  exceto o sacerdote Abiatar (1Sm 22:6-19). O sacerdote Abiatar foge se refugia com Davi (1Sm 22:20-23)

Naquela ocasião mais uma vez o rei Saul escutou a repreensão e a reprovação de Deus através do profeta Samuel. Foi nesse episódio que Samuel proferiu as conhecidas palavras: “Eis que é melhor obedecer do que sacrificar” (1 Samuel 15:22,23).

O início da trajetória de Saul

Em segundo lugar, o rei Saul desobedeceu mais uma vez ao Senhor quando desprezou a ordem divina para destruir todos os amalequitas. Saul resolveu poupar o rei Agague bem como o melhor dos animais daquele povo conquistado.

Quando Samuel chegou até ele, o rei Saul escutou a primeira profecia de que havia sido rejeitado por Deus como rei, e que o Senhor já estava providenciando um “homem segundo o seu coração” (Samuel 13:7-14).

Saul aparece na narrativa bíblica como um jovem camponês da cidade de Gibeá. Ele é descrito como um homem de físico imponente, o mais formoso entre os israelitas (1 Samuel 9:2). A sequência da narrativa bíblica sobre a história de Saul mostra que ele era valente e muito corajoso.

✔ Quem reinou depois da morte de Saul?

Saul
Rei de Israel
Sucessor(a)Davi (Judá) Isboset (Israel)
HerdeiroJônatas
CasaBenjamim

✔ Quem foi levado para Lodebar?

Mefibosete era filho de Jônatas e neto do Rei Saul, que foi levado, pela babá, para uma cidade chamada Lo Debar (não memoria), onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos ou doentes.

✔ O que significa meribaal?

Mefibosete, em hebraico מפיבשת, provavelmente significa “da boca da vergonha”. Em algumas versões da Bíblia, o nome é traduzido para Mifiboset ou Meribaal. Duas pessoas são mencionadas na Bíblia com este nome: … O nome do filho de Saul com a concubina Rispa, filha de Aiá.

✔ Qual o nome do pai de Mefibosete?

Jónatas

✔ O que aconteceu com a mãe de Mefibosete?

Ela era a mãe de Armoni e Mefibosete. Após a morte de Saul, Abner a tomou como esposa, resultando em uma briga entre ele e o filho e sucessor de Saul, Isbosete. … Os gibeonitas os condenaram à morte, e penduraram seus corpos no santuário em Gibeá.

✔ O que aconteceu com Merabe?

Merabe (“aumento” “a maioria”, em hebraico: מרב), era filha de Saul e Ainoã, filha de Ahimaaz. Seus filhos foram mortos pelos gibeonitas, que os enforcaram junto com os filhos de Rispa, concubina de seu pai. …

✔ O que é saco de cilício?

Cilício é uma túnica, cinto ou cordão de crina, que se traz sobre a pele para mortificação ou penitência. O termo vem do latim “cilicinus”, que quer dizer “feito de pelo de cabra”, ou “cilicium”, que quer dizer “tecido áspero ou grosseiro de pelo de cabra” ou “vestido de gente pobre”.

✔ O que significa se vestir de saco?

Pano de saco era um tecido rstico usado em vrias aplicaes, citado freqentemente na Bblia como um tipo de vestimenta. Roupas de pano de saco serviam para comunicar certas emoes ou atitudes s outras pessoas.

✔ O que é pano de saco na Bíblia?

O pano de saco ou “cilício” era um tecido grosseiro e resistente feito de pelos de cabra ou de camelo, utilizado para conter cereais, objetos e alimentos em geral. Esse pano de saco era devidamente cortado e vestido como uma roupa por algumas pessoas em algumas ocasiões que mencionarei abaixo./span>

✔ Como usar o cilício?

Por norma, os membros, principalmente os numerários, são incentivados a utilizar o cilício duas horas por dia (exceto ao domingo). Ou seja: enquanto fazem as simples tarefas do quotidiano, utilizam uma espécie de cordão de arame preso à volta da coxa, cujos espigões se cravam na pele./span>

✔ O que é a mortificação corporal?

A mortificação é vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ‘ pôr à morte ‘ o pecado na vida de um crente. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar um sacrifício físico e, portanto, como meio de participação na Redenção.