EQST

Quem E O Hospedeiro Da Toxoplasmose?

A melhor resposta para a pergunta “Quem é o hospedeiro da toxoplasmose?”

Respondido por Rodrigo Martins

Quem é o hospedeiro da toxoplasmose?


Embora o Toxoplasma gondii seja conhecido há mais de um século, a maioria das pesquisas estuda a toxoplasmose no homem, hospedeiro intermediário do parasito. Porém, é no gato doméstico, hospedeiro definitivo, que acontecem os ciclos sexuado e assexuado de reprodução do parasito, garantindo sua manutenção na natureza.

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quem é o hospedeiro da toxoplasmose?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ Qual o período de transmissibilidade da toxoplasmose?

Período de incubação – De 10 a 23 dias, quando a fonte é a ingestão de carne; de 5 a 20 dias quando se relaciona com o contato com animais. Período de transmissibilidade – Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra, com exceção das infecções intra-uterina.

✔ Como saber se eu já tive toxoplasmose?

Como a toxoplasmose não causa doença em 90% das pessoas, o único modo de saber se o paciente foi exposto ao toxoplasma é através da dosagem do IgG para toxoplasmose. Saber se a pessoa teve toxoplasmose, mesmo que assintomática, é uma informação muito importante no caso das grávidas .

✔ Quanto tempo dura o tratamento para toxoplasmose?

Na toxoplasmose ganglionar, o tratamento é empregado quando a doença é muito sintomática, sendo desnecessário nos casos leves. Quando optado pelo tratamento, utiliza-se a sulfadiazina associada a pirimetamina por quatro a seis semanas.

✔ O que fazer para aumentar imunidade contra toxoplasmose?

Lave bem ou descasque a fruta e vegetais antes de os comer; Use luvas ao jardinar e lave as mãos quando terminar; Evite o contacto com gatos, sobretudo com as fezes dos gatos pois eles são responsáveis pela transmissão da doença.

✔ Como curar a toxoplasmose na gravidez?

O tratamento para toxoplasmose na gravidez é feito através do uso de antibiótico para tratar a mãe e reduzir o risco de transmissão ao bebê. Os antibióticos e a duração do tratamento irão depender do estágio da gravidez e da força do seu sistema imune.

✔ Qual o perigo da toxoplasmose na gravidez?

A toxoplasmose geralmente é assintomática e passa despercebida. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o bebê, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, retardo mental e convulsões. Quer saber mais sobre a toxoplasmose e gravidez?

✔ Qual o resultado normal de toxoplasmose?

O diagnóstico de certeza da infecção aguda é quando o resultado sorológico é de IgM (+) e IgG (-) com a IgG tornando-se positivo ou reagente , 2 semanas depois. Se o IgG não se tornar reagente após 2 semanas do IgM positivo, trata-se de um falso positivo e não é uma infecção aguda pela Toxoplasmose.