Respondido por Estevan Carvalho
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quando tomar gaba?” são frequentemente questionados:
O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 —a niacina —, para ajudar o corpo a produzir a serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade. “Um hormônio é uma substância feita de proteínas ou gorduras.
O triptofano é um aminoácido essencial que participa em diversas funções metabólicas, servindo para:
A melatonina é um hormônio que auxilia a regular o ciclo do sono e da vigília. Por sua vez, a serotonina proporciona sensação de relaxamento que contribui para acalmar a mente. Como visto, o triptofano tem responsabilidade na produção de ambos hormônios e, por isso, ajuda a dormir.
O triptofano compete pelo mesmo transportador dos ácidos graxos e, como consequência, aumenta a disponibilidade de triptofano livre. O resultado desta competição é a maior produção de serotonina cerebral, que desencadeia a fadiga central precoce [10,11].
A fadiga central ocorre devido à um declínio nos processos que ocorrem no SNC, já a periférica está relacionada diretamente à região muscular. A fadiga periférica ocorre por exemplo nas contrações isométricas máximas de um grupo muscular único, como por exemplo em exercícios de musculação.
A fadiga muscular é um processo resultante de eventos fisiológicos que impedem a manutenção da ação muscular em uma determinada atividade. Alguns estudos sugerem que esse processo é uma forma de o organismo proteger-se para que nenhuma lesão maior ocorra, principalmente no caso de uma fadiga aguda.
A fadiga muscular é um processo multifatorial, que tem a ver, como já vimos, com deficiências na produção energética, alterações que ocorrem nas fibrilas da contração muscular, alterações do equilíbrio ácido-base na fibra muscular e não propriamente com o acúmulo de ácido lático.
O grau e a causa da fadiga muscular são dependentes da duração, intensidade e natureza dos exercícios, composição do tipo de fibra muscular, nível de condicionamento físico e fatores ambientais como altitude, umidade e temperatura.
A fadiga muscular é causada pelo excesso de atividade física. Isso pode significar maior intensidade, frequência e/ou uso de pesos em exercícios; e/ou menor intervalo de descanso entre os exercícios. Costuma causar cansaço físico intenso e dor no músculo trabalhado exageradamente.
Dr. Gutemberg Santos. “O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores”, explica o dr.
Como Acabar com a Fadiga — 7 Dicas para Evitar o Cansaço