Respondido por Gabrielle Barbosa
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais são os tipos de testes estatísticos?” são frequentemente questionados:
9. Resumo dos passos necessários para fazer um teste estatístico
quando queremos comparar simultaneamente mais de dois grupos de dados entre si é necessario usar teste especifico considerando que a normalidade de distribuição de dados não foi confirmado qual teste deve ser usado.
Estatística paramétrica é um ramo da estatística que presume que os dados são provenientes de um tipo de distribuição de probabilidade e faz inferências sobre os parâmetros da distribuição. A maioria dos métodos elementares estatísticos são paramétricos.
Se o p-valor for menor que esse “ponto de corte”, a hipótese nula é rejeitada. … Caso seja usado o p-valor 5% como “ponto de corte” e a área abaixo da função densidade de probabilidade da distribuição t de Student seja menor do que 5%, pode-se afirmar que a hipótese nula é rejeitada com nível de confiança de 95%.
Amostras independentes são amostras selecionados aleatoriamente para que as suas observações não dependam dos valores de outras observações. Muitas análises estatísticas são baseados no pressuposto de que as amostras são independentes.
Amostras Independentes: Quando os elementos das amostras provêm de indivıduos distintos. Amostras Pareadas/Dependentes: Quando os elementos das amostras provêm dos mesmos indivıduos ou de indivıduos pareados.
Se uma das amostras tem relação com a outra, as amostras dizem-se dependentes. Também chamadas de amostras emparelhadas ou amostras ligadas.
A ideia da ANOVA é justamente verificar o quão distante a média de cada grupo está da média global. Ou seja, em termos de variância, se os grupos possuem a mesma média, a variância entre os grupos deve ser pequena quando comparada com a variância amostral dentro de cada grupo.