Respondido por Carla Araujo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quais as principais atividades do Nordeste no início de sua ocupação?” são frequentemente questionados:
A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.
O extrativismo mineral é a principal atividade econômica do Pará. Esse segmento baseia-se na exploração da bauxita, ferro, manganês, calcário, ouro, estanho. O alumínio e o minério de ferro são os principais produtos de exportação. O extrativismo vegetal também é de grande importância (madeira, castanha-do-pará, etc.).
Destaca-se em primeiro lugar na produção de ferro, bauxita, cobre e caulim, além de ser grande produtor de manganês, níquel, calcário, ouro, gemas e outros minérios de uso na construção civil”, afirma o diretor de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ronaldo Lima, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento …
O Pará é o maior produtor de pimenta do reino do Brasil e está entre os primeiros na produção de coco da Bahia e banana. São Félix do Xingu é o município com maior produção de banana do País.
As características preponderantes da economia verde são: baixo carbono, eficiência no uso de recursos naturais e inclusão social. No projeto de economia verde, propõe-se o consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade.
Na economia de mercado são os agentes econômicos privados que controlam a economia e há pouca intervenção do Estado. … É conhecido também como economia descentralizada na medida em que é o oposto da economia centralizada.
Mercado Descentralizado: Se você quer realizar uma compra não é necessário ter outro participante querendo vender, pois o próprio fornecedor irá realizar a venda para você, e deste modo não é possível visualizar as ofertas dos demais participantes.
Economia planificada, também chamada de economia centralizada, é um modelo econômico que defende o controle do Estado sobre a economia. … Ao contrário do que acontece na economia de mercado, a lei da oferta e da procura não dita as leis do comércio, o governo toma as decisões.
A Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devemser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economia Centralizada em que estas decisões são tomadas pelo Estado.
Numa economia centralizada, diferente do livre mercado, quem decide o que produzir é o Estado. … Em uma economia centralizada, as empresas não podem quebrar, porque a produção é regulada de acordo com as necessidades do consumidor (a procura).
A economia planificada é um modelo no qual as autoridades governamentais controlam todo o processo econômico do país. O governo planeja um programa de estratégias voltadas para o crescimento controlado da economia interna.
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos. …