Respondido por Anna Fernandes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “O que lembra uma pirâmide?” são frequentemente questionados:
Nesse contexto, como exemplo de objetos que possuem a forma de pirâmide, cita-se: embalagens, telhados, frascos de perfume, cabanas, objeto de decorações, etc. Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Matemática, mais especificamente sobre Geometria.
E 3 Observe a pirâmide ao lado, que tem todas as faces triangulares. a) Como você chamaria essa pirâmide? … Resposta esperada: Pirâmide de base triangular.
Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.
Olhem bem, o apótema r, ou o raio da circunferência inscrita no triângulo equilátero equivale a 1/3 da altura do triângulo. Já o raio R, ou o raio da circunferência circunscrita no triângulo equilátero equivale a 2/3 da altura do mesmo triângulo.
O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.
Há 3 modos diferentes para quem quer saber como calcular a altura de um triângulo equilátero: usando o Teorema de Pitágoras, usando a trigonometria no triângulo retângulo ou usando a fórmula própria h = x√3 / 2, em que h é altura e x é o lado do triângulo.