Respondido por Paulo Goncalves
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “O que é som nasal com M?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
O termo nasal é usado na classificação fonética dos sons da fala. Refere-se ao modo de articulação dos sons quando o palato mole se abaixa permitindo que o ar passe, de maneira auditiva, através do nariz. Qualquer som pode ser nasal, seja ele consonantal ou vocálico.
Exemplos de palavras com som nasal:
Significado de Nasal adjetivo Relativo ao nariz. Diz-se do fonema cuja articulação se faz com o abaixamento do véu palatal, o que permite ao ar expirado ressoar parcialmente nas fossas nasais.
Uma vogal nasal é uma vogal produzida com um abaixamento do palato mole, de modo que o ar escapa através do nariz e da boca simultaneamente. Uma vogal não nasal é chamada de oral.
Dessa forma, em toda sílaba sempre terá uma vogal, mas somente apenas uma vogal. As vogais são: a, e, i, o, u. … Nasais: por serem vogais em que o ar sai pela boca e pelas fossas nasais, são chamadas de vogais anasaladas. Exemplos: ã, e, i, õ, u (fã, bonde, dente, lindo, nunca).
Consoantes são fonemas (sons) que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador. Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador.
No nosso alfabeto de 26 letras, as letras estrangeiras são “K”, “W” e “Y”.
O programa Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA), criado pelo Departamento de Letras Modernas, é a fusão dos programas: Estudos Linguísticos Literários e Tradutológicos em Francês, Estudos Judaicos e Árabes, Literatura e Cultura Russa e Estudos da Tradução.
Nomes das letras e representações fonéticas rowspan=”2″ style=”padding-left:0″>N° – Letra rowspan=”2″>AFI>Maiúscula
2 – B – /b/
3 – C – /k/, /s/
4 – D – /d/