EQST

Com os algarismo 0, 1, 2, 3, 4, 5, e 6, quantos numeros impares de 4 algarismos podemos formar? quantos desses numeros possuem todos os algarismos distintos?

Com os algarismo 0, 1, 2, 3, 4, 5, e 6, quantos numeros impares de 4 algarismos podemos formar? quantos desses numeros possuem todos os algarismos distintos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Com os algarismo 0, 1, 2, 3, 4, 5, e 6, quantos numeros impares de 4 algarismos podemos formar? quantos desses numeros possuem todos os algarismos distintos?


Eu gosto de responder assim, marco os 4 lugares onde vamos colocar os números e vou fazendo as contas. ____ ____ ____ ____   a        b        c        d  Então vamos pensar nos números ímpares de 4 algarismos. Lembre-se que a, b, c e d são os lugares onde vão os algarismos. Números ímpares são aqueles que vão terminar em 1, 3 e 5 então no lugar “d” vamos ter 3 opções. No lugar “a” precisamos retirar o 0 pois zero à esquerda não conta e se tivermos zero no lugar “a” então o número teria 3 algarismos. Como já usamos 1 opção em “d” e não podemos usar o 0 temos então 5 opções para “a”, 6 para ‘b” (volta o 0) e 6 para “c” e as contas ficam assim: 5x6x6x3 = 540 números ímpares Agora recalculando para saber quantos são distintos (veja que 1111 não é distinto porque o 1 repete e 1234 é distinto porque nenhum número repete) temos novamente 3 opções para d, 5 para a, 5 para b (porque sai a opção a mas volta o número zero) e 4 para c. 5x6x4x3 = 60 números ímpares todos distintos