EQST

A pergunta n é sem lógica, pelo contrário, mas se tudo bem. se n pode ser o pq de 1+1=2; então por que todo numeto elevado a 0 é igual a 1?

A pergunta n é sem lógica, pelo contrário, mas se tudo bem. se n pode ser o pq de 1+1=2; então por que todo numeto elevado a 0 é igual a 1? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

A pergunta n é sem lógica, pelo contrário, mas se tudo bem. se n pode ser o pq de 1+1=2; então por que todo numeto elevado a 0 é igual a 1?


Primeiro há uma exceção: 0 elevado a zero não é 1, é uma indeterminação. Mas a explicação solicitada é a seguinte. Quando dividimos duas potências de mesma base, mantemos a base e subtraímos os expoentes. Assim: Assim, se dividimos: Assim aparece o expoente zero. Mas veja que ele só aparece se dividimos duas potências iguais. Sabe-se que a divisão de dois valores iguais é sempre 1 (exceto 0 dividido por 0 que também é uma indeterminação). Veja que com exceção de 0, a  pode assumir qualquer outro valor que sempre teremos uma divisão de números iguais. Por isso se diz que todo número elevado a zero resulta 1. Sempre lembrando que exceto o próprio 0. ——————————————- Veja a explicação (não convenção) de porque 0 elevado a zero é uma indeterminação: Primeiro começamos com divisões: O que é dividir 12 por 3 (por exemplo) É encontrar um número (no caso o 4) de forma que 4 x 3 = 12 Agora vamos considerar as divisões envolvendo zeros: (Vou usar o número 2 como um exemplo, podia ser qualquer número real) Primeiro:   0/2 = 0 pois 0 x 2 = 0  (a operação é possível e determinada ) Segundo:  2/0 = ? não encontramos nenhum número que multiplicado por 0 dê 2! Estamos diante de uma divisão impossível . Agora:    0/0 = 1    pois 0 x 1 = 1               0/0 = 2     pois 0 x 2 = 0               0/0 = 3    pois 0 x 3 = 0               e assim por diante. Neste caso temos o oposto do anterior. No anterior o problema é que não existe resposta. neste temos o outro inconveniente matemático: o excesso de respostas! Como não se pode determinar qual é, afinal o resultado de 0/0 então neste caso temos uma indeterminação (não uma convenção). E o que isto tem a ver com o caso de 0 elevado a zero? Tem tudo a ver, pois de acordo com o que explicamos acima, o expoente zero é obtido numa divisão de duas potências de mesma base, e para que ocorra 0^0 temos que ter bases iguais a zero, tanto no numerador quanto no denominador. E como explicamos agora, a divisão de zero por zero é uma indeterminação (não uma convenção). Para se obter 0^0 teríamos que ter; Mas veja que 0^5 = 0 e caímos no caso da indeterminação. Espero que tenha compreendido.