GENTE POR FAVOR !Quero o significado das seguintes figuras de linguagem: Metonímia, metáfora, paradoxo, anacoluto, antítese,hiperbole. E quero um signifcado claro, que dê pra eu entender, se possível.

GENTE POR FAVOR !Quero o significado das seguintes figuras de linguagem: Metonímia, metáfora, paradoxo, anacoluto, antítese,hiperbole. E quero um signifcado claro, que dê pra eu entender, se possível. Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

GENTE POR FAVOR !Quero o significado das seguintes figuras de linguagem: Metonímia, metáfora, paradoxo, anacoluto, antítese,hiperbole. E quero um signifcado claro, que dê pra eu entender, se possível.


Metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.Metáfora é a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido a frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa. Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é “o oposto do que alguém pensa ser a verdade”. Anacoluto, ou frase quebrada, é uma figura de linguagem que, segundo a retórica clássica, consiste numa irregularidade gramatical na estrutura de uma frase, como se começássemos uma frase e houvesse uma mudança de rumo no pensamento – por exemplo, através do desrespeito das regras de concordância verbal ou da sintaxe. Antítese é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que incide quando há demasia propositada  num conceito, expressa de modo a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico.