Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.
O poema de Fernando Pessoa faz menção ao Cabo Bojador, na terceira estrofe do poema. Pessoa remete ao fato histórico da travessia ao versar que, "Quem querer passar além do Bojador, Tem que passar além da dor.
A passagem pelo ponto era simbólica para Portugal, pois significava o avanço técnico da sua ciência náutica e o controle dos seus navegadores sobre o oceano, sendo uma espécie de "meta" no desenvolvimento das grandes navegações portuguesas.
3) O que o autor quis dizer neste trecho "... quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!..."?. R: Neste trecho ele se questiona se o mar é salgado devido as lagrimas de mães, filhos e noivas que choraram na beira do mar.
No belo poema Mar Português, Fernando Pessoa acerta na mosca com os versos: Quem quer passar além do Bojador / Tem que passar além da dor. Daí o Bojador também ser conhecido como o Cabo do Medo. ...
O Cabo Bojador (em árabe: رأس بوجادور; romaniz.: Rā's Būjādūr) situa-se na costa do Saara Ocidental, na área controlada por Marrocos, junto à cidade homónima....Cabo BojadorPaísSaara Ocidental, ocupado e reclamado por MarrocosMar(es)Oceano AtlânticoCoordenadas26° 7' 37" N 14° 29' 57" O
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Que ou aquele que boja. 2 Náut Diz-se de ou vento que enfuna a vela do navio. 3 Geogr Diz-se de ou acidente geográfico que se destaca ao longo do litoral e avança para o mar.
A passagem do Cabo Bojador foi um dos marcos mais importantes da navegação portuguesa. Derrubou os velhos mitos medievais e abriu caminho para os grandes descobrimentos. Ao passar o Cabo Bojador, os navegadores portugueses entraram em mares até então desconhecidos, enfrentando inúmeros perigos.
Consequências das Grandes Navegações consolidação do comércio como uma das bases econômicos do período moderno, ... maior valorização de Portugal e Espanha nas questões econômicas, começo da escravização e do comércio de africanos, início dos processos de colonização de territórios em vários continentes.
A expressão "tudo malandro velho" que se refere ao pessoal da alfândega, de acordo com o significado contextual da oração, quer dizer? Que o pessoal da alfândega é desonesto e em idade avançada. Que o pessoal da alfândega é espertalhão, entendido. Que o pessoal da alfândega desconfia das pessoas.