Shikata ga nai (仕方がない), (pronúncia em japonês: ɕi̥kata ɡa nai) é uma expressão da língua japonesa cuja possíveis traduções são, dentre outras: "não pode ser ajudado" ou "nada pode ser feito a respeito". Shō ga nai (しょうがない), (pronúncia: ɕoː ɡa nai é uma expressão alternativa com o mesmo significado.
Gokurôsama deshita. Esta expressão tem um significado igual a "Otsukaresama deshita". No entanto, é mais usada pelos superiores hierárquicos em relação aos seus subordinados. "Gokurosama deshita" é um exemplo perfeito da importância da hierarquia no Japão.
1. Daijoubu. Gíria dos otakus. Quando você quer falar que está tudo bem, ou para não se preocuparem, ou que você irá fazer algo que pediram, ou que podem fazer algo sem problemas.
Daijoubu e Daijoubu Desu Você está bem agora?" Como resposta, você pode responder " daijobu desu " (estou bem).
Usa-se YOROSHIKU ONEGAI SHIMASU quando você se apresenta para alguém. O significado literal é "eu espero ter boas relações com você". Também se pode usar essa expressão ao final de uma sentença, depois de pedir um favor a alguém.
10 Palavras Importantes para os Japoneses
Significa "yo vine"
Uma das palavras mais populares no idioma japonês e que não possui uma tradução literal é daijoubu (daijōbu) que é escrito usando os ideogramas 大丈夫 (だいじょうぶ).
Como responder Ao encontrar alguém pela primeira vez, você responderá com "yoroshiku onegaishimasu". É possível adicionar "kochira koso, こちらこそ" e ele ficará "kochira koso, yoroshiku onegaishimasu". Isso significa "o prazer é meu". Quando pedirem para fazer algo no trabalho, a resposta é "kashikomarimashita, かしこまりました".