Ananindeua é uma cidade de Estado do Pará. Os habitantes se chamam ananindeuenses. O município se estende por 190,5 km² e contava com 530 598 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 2 785,3 habitantes por km² no território do município.
O Município possui 14 ilhas de natureza quase intocada que serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica. As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas.
Em 1916, os sócios Saunders e Davids adquirem as propriedade do curtume Maguary. Dando origem ao primeiro núcleo urbano organizado de Ananindeua conhecida originalmente de Vila Operária e depois como Vila Padrão e mais tarde como Vila Maguary.
AnanindeuaMunicípio do BrasilApelido(s)"Cidade Dinâmica do Brasil" "Pequena Metrópole da Amazônia"GentílicoananindeuenseLocalização
Pará Ananindeua/Estado
190.451 km² Ananindeua/Área
Ananindeua vem do tupi e ganhou esse nome por conta da grande quantidade de árvore chamada Anani, que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações.
Área Urbana
De origem ribeirinha, a população estabeleceu-se nas margens do rio Maguari-Açu, fugindo do confronto da Cabanagem, por volta de 1850, com etnias que misturam o caboclo com o nordestino.
3 de janeiro de 1944 Pelo Decreto-lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, promulgado pelo Interventor Federal, Magalhães Barata, o município de Ananindeua foi criado, acontecendo sua instalação, como tal, em 3 de janeiro de 1944.