* Quando você brinda em algumas regiões da escandinávia a palavra que se fala é "skål", a pronuncia é "skol"; * Cerveja em norueguês e dinamarquês é øl; * Os Vikings quando voltavam de suas batalhas eram recebidos com canecos de cerveja, era uma bebida considerada quase fortificante.
' Vem da palavra skål, originada na Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia). "No nórdico antigo, significa basicamente um brinde ou uma saudação à boa saúde de um amigo. Durante essa saudação, a cerveja era compartilhada entre os amigos, semelhantemente aos 'aplausos' dos ingleses de hoje".
Na época dos Vikings, cada família tinha sua própria vara de cerveja que eles usavam para agitar a bebida durante a produção. Estas varas de cerveja eram consideradas herança de família, porque era o uso da vara que garantia que a cerveja daria certo.
HistóriaLínguaPeríodoÁreaNórdico antigoca. século VIII - século XIVEscandinávia, e regiões colonizadas por estes povos, durante a Era Viquingue e a Baixa Idade Média NórdicaLínguas nórdicas: dinamarquês, sueco, norueguês, feroês, islandês e o extinto nornca. século XIV -Países nórdicos
As línguas nórdicas, também chamadas de línguas germânicas setentrionais, são as línguas germânicas faladas na Escandinávia, em partes da Finlândia e na maioria das ilhas próximas à Escandinávia - atualmente o dinamarquês, o sueco, o norueguês, o feroês e o islandês.
Skol é uma palavra derivada das línguas faladas na Escandinávia e usada pelos nórdicos para fazer um brinde. Corresponde ao Português "Saúde!". Em Sueco escreve-se "skål" e no Dinamarquês e Norueguês "skaal", sendo que o significado literal é "tigela, copo".
O hidromel está muito presente nas mitologias grega e nórdica. Segundo a mitologia grega, o hidromel era a bebida consumida pelos deuses do Olimpo, conhecida também como ambrosia. Já na mitologia nórdica o mesmo está associado ao pacto de paz feito entre os deuses nórdicos Aesir e Vanir.
O alfabeto usado pelo proto-nórdico e pelo nórdico antigo não era a escrita latina, a qual somos familiarizados, mas uma escrita rúnica (isto é, que emprega runas), conhecida como "futhark". ... O "Elder Futhark" foi empregado até o século VIII, seguido do "Younger Futhark" (século IX ao XII), que perpassou a Era Viking.