O traumatismo craniano é uma grave lesão no crânio que pode ser provocada por uma forte pancada ou trauma na cabeça. Dependendo da intensidade, ele pode resultar em sangramento e coágulos no cérebro.
O que é o traumatismo craniano?
O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico.
Quais os dois sinais que indicam traumatismo craniano?
Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:
Alteração no nível de consciência.
Falas desconexas.
Esquecimentos.
Perda da orientação temporal.
Náusea.
Vômito.
Ferimentos extensos.
Sangue saindo pelo nariz ou pelas orelhas.
Quais os tipos de TCE?
O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta.
Qual a chance de uma pessoa que teve traumatismo craniano sobreviver?
Os traumatismos cranianos poderão causar lesões cerebrais (lesão cerebral traumática ou LCT). As LCTs contribuem para cerca de 30% de todas as mortes causadas por lesões de qualquer tipo. Cerca de 25% a 33% das pessoas nos Estados Unidos que sofrem de um traumatismo craniano grave morrem.
O que fazer para curar traumatismo craniano?
No entanto, nos casos de traumatismo craniano moderado a grave, em que existem hemorragias, fraturas ou lesões cerebrais graves, poderá ser indicada cirurgia para aliviar a pressão na cabeça e reduzir o sangramento e, por isso, pode ser necessária a internação em UTI e a pessoa poderá ter que ficar muitos dias até que ...
Quais são os tipos de TCE?
O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta.
Quais são os primeiros socorros?
PREFÁCIO Prestar os primeiros socorros não significa somente fazer respiração artificial, colocar um curativo num ferimento ou levar uma pessoa ferida para o hospital. Significa também pegar na mão de alguém que está ferido, tranqüilizar os que estão assustados ou em pânico, dar um pouco de si.
Qual o Curso Básico de primeiros socorros?
Portanto, uma pessoa que possui apenas o curso básico de Primeiros Socorros não deve ser chamado de Socorrista e sim de atendente de emergência. Devemos, sempre que possível, preferir o atendimento destes socorristas e paramédicos, que contam com a formação e equipamentos especiais.
Qual é a caixa de primeiros socorros?
Caixa de primeiros socorros Deve conter uma série de instrumentos, medicamentos, soluções, e é preciso que sejam bem acondicionados, organizados, para facilitar o uso, no caso de uma emergência. Todos os frascos devem estar rotulados, os instrumentos pontiagudos como pinças, tesouras, embalados de forma adequada, assim como as ampolas.
Quando devemos prestar socorro?
Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva. Quando devemos prestar socorro?