Conservação da carga elétrica é o princípio em física que estipula que a carga elétrica não pode ser criada ou destruída. A quantidade total de carga, i.e., a diferença entre o somatório das cargas positivas e o somatório das cargas negativas no universo, é sempre conservada.
A carga elétrica de um objeto é definida como sendo um múltiplo da carga elétrica elementar, cujo valor é . Assim, diz-se que a carga elétrica é quantizada. Portanto, ao dizer que a carga elétrica é quantizada significa que somente múltiplos da carga elétrica elementar são aceitos por sistemas físicos.
Lei da conservação da carga elétrica: A carga não pode ser criada nem destruída. Podemos transferir carga de um corpo para outro, mas a carga total de um sistema isolado permanece inalterada.
De acordo com o princípio da conservação de cargas, a soma algébrica das cargas elétricas de um sistema isolado é constante. Portanto, I está correta. Um corpo é neutro quando possui a mesma quantidade de prótons e elétrons.
Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro.