Para evitar a ocorrência dessa rea- ção e assim preservar a cor verde de verduras e vegetais, deve-se cozinhá- los rapidamente ou acrescentar bicar- bonato de sódio durante a sua prepa- ração.
As plantas são verdes devido à presença de uma pigmento verde natural chamado clorofila.
Só que o verde é mascarado por outros pigmentos, chamados antocinas. A clorofila, que é esverdeada, fica armazenada nos cloroplastos. Quanto mais dessas estruturas uma planta tiver, mais energia em forma de glicose, seu alimento principal, ela vai produzir.
A fotossíntese acontece nos cloroplastos e é graças à clorofila que esse processo se torna possível. A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.
A dica também vale para a cocção de legumes que serão congelados e depois voltarão ao fogo. Divido os alimentos em brancos, verdes e vermelhos. Os brancos, como alcachofra, couve-flor e nabo, ficam melhor quando cozidos em água e um ácido, como vinagre ou limão, para manter a cor.
clorofila A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose.
As folhas não têm uma grande variabilidade em sua capacidade de absorver luz. ... Muitos espectros de suspensões de algas diluídas, que têm um conteúdo de clorofila ação baixa, mostram claramente que a luz verde é menos eficaz do que a luz azul ou vermelho na condução da fotossíntese.
clorofila A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal.
A cor dos alimentos não serve apenas para decorar os pratos e torná-los mais atraentes aos olhos e ao paladar. No caso das folhas verdes, como a alface, a rúcula e o agrião, ela também indica o nível de nutrientes do vegetal – quanto mais escuro, mais saudável.
Clorela Clorela: Éconsiderada o alimento mais rico em clorofila. Os benefícios desta alga são muitos, uma vez que proporciona uma limpeza ao organismo como nenhuma outro suplemento. "Existem relatos de que a clorela pode conter até 40 vezes mais clorofila do que a grama de trigo", destaca a Dra.