Qualquer pessoa pode ser um constelador familiar. Isso se aplica na formação do terapeuta, visto que não há requisitos quanto a isso. Contudo, recomendamos a patente de outros cursos superiores, a depender da área onde você queira atuar.
Que permite perceber o algo maior que se manifesta em cada indivíduo. E principalmente, que percebe que por debaixo da superfície, há muito que atua sem que possamos perceber. O papel do constelador é permitir a si e aos outros se aprofundarem no que atua na vida de cada cliente.
Preço da Constelação Familiar A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 4.
Qualquer psicólogo pode atender família, contudo, como qualquer profissão, o importante é ter tido alguma experiência de estágio supervisionado na terapia Sistêmica Familiar, para que possa atuar de forma adequada, mas o ideal é fazer uma especialização em Terapia Familiar.
O curso de Constelação Familiar habilita você para trabalhar como terapeuta em Constelação Familiar. O curso fornece todas as bases para você começar seu caminho como um profissional desta terapia.
O único "perigo" da constelação familiar é ajudar a abrir caminho para que o amor circule em nosso grupo. Sendo ele um sentimento supremo, é capaz de reordenar nossa confusão interna e permitir que a dor se dilua.
Quem conduz uma constelação geralmente é um psicoterapeuta, ou um constelador sistêmico, que a realiza através de uma dramatização em grupo.
A Constelação Familiar é uma espécie de terapia que tem se mostrado bastante eficiente para resolver conflitos e mal entendidos familiares. Essa prática é ministrada tanto em grupo como individualmente por consteladores familiares, profissionais especializados para tratar deste tipo de problema.
A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à 1 ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.
Pessoas que aplicam a constelação familiar dizem que uma única sessão é suficiente para ter resultados satisfatórios. Não é recomendável nem usual trabalhar mais de um tema em uma sessão. A pessoa pode, sim, fazer outra sessão, mas para um tema diferente e com um intervalo mínimo de um mês, em média.