O melhor pão para ser consumido por diabéticos ou para quem quer perder peso é o pão de mistura, à base de cereais mistos, como trigo, centeio, milho e aveia, que aumentam a sensação de saciedade.
Diferente do pão branco ele possui cerca de 30% menos calorias, pois não faz uso da farinha branca, tornando ele muito menos calórico. Mas você deve ter atenção: comer a mesma quantidade de pão integral pode acabar ajudando a engordar, então recomenda-se comer 2 fatias por dia.
O rápido aumento de açúcar no organismo força o pâncreas a trabalhar mais do que o normal, respondendo com um pico de insulina para estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Assim, o pão pode fazer parte da dieta das pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 desde que seja o pão integral adequado.
O pão integral não é preparado com farinha refinada, o que mantém as quantidades de vitaminas, minerais e fibras dos cereais no pão, tornando-o bastante nutritivo. Mesmo que também tenha carboidratos, as fibras contidas no pão integral desaceleram a absorção de glicemia pelo organismo, o que diminui o índice glicêmico.
VERDADE: As pessoas com diabetes podem comer pão francês, cuscuz e tapioca, devendo estes alimentos ser inseridos em um plano alimentar saudável. Não é recomendável utilizar apenas um tipo de alimento, pois haverá menor proporção de nutrientes e risco de monotonia.
1 – Farinhas funcionais: Farinhas como a da banana-verde, maracujá e de feijão branco, além de outros benefícios, possuem a capacidade de moderar índices glicêmicos. Por exemplo: – A farinha da banana-verde possui amido resistente, o que ocasiona uma digestão mais lenta equilibrando os níveis de açúcares.
1 porção de frutas, café com leite e 1 pão integral com queijo branco. De acordo com a nutricionista Rosana Perim, as frutas são boas fontes de vitaminas e minerais; o sanduíche ajuda a encorpar a refeição, além de ter as fibras do pão integral e a proteína do queijo.
Comer até dois pães por dia não traz problemas, diz nutricionista | Globo News | G1. Para a nutricionista Anita Sachs, não é necessário abolir o pão da alimentação diária para conseguir emagrecer.
O Pão Integral 12 Grãos, da SevenBoys ficou em primeiro lugar por ser rico em fibras (5,9 g em 50 g) e conter poucos conservantes. Em segundo lugar, o Pão 100% integral Grãos Germinados, da Wickbold, se destaca por ter menos gorduras totais em relação aos outros e 3,9 g de fibras em 50 g.
Além disso, é importante que o diabético opte pelos pães que contêm 90 calorias ou menos por fatia, principalmente se a pessoa planeja comer duas fatias. Pães que contêm nozes e sementes podem ser uma boa escolha, já que eles contêm algumas gorduras saudáveis, proteínas e fibras, mas eles terão mais calorias.