Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da flexibilização das relações de trabalho.
Os conflitos e a precarização no mundo do trabalho são causados basicamente pela divergência de interesses entre as classes sociais. Considerando-se que a sociedade capitalista é dividida em classes sociais, como já dizia Karl Marx, é fato que essas classes têm interesses antagônicos.
Comentário: Há um certo consenso entre sociólogos de que o crescimento desordenado das cidades está relacionado à violência. As condições precárias de moradia e a falta de acesso à educação de qualidade e à assistência médica estão entre as razões desse fenômeno social.
O emprego precarizado, por esse viés, caracteriza-se, sobretudo, pela instabilidade, desproteção legislativa e flexibilização contratual. Por essa perspectiva, entende-se que os empregos de características precárias não são produtos de ausência de crescimento econômico.
Ela se refere a uma série de acordos entre funcionário e empregador cujo objetivo é atender às necessidades individuais do profissional e organizacionais. ... Por meio da flexibilização, os colaboradores passam a ter mais autonomia sobre sua carga horária semanal, bem como suas metas de produção.
O processo de precarização do trabalho, portanto, vem como conseqüência dessa onda neoliberal, que tem varrido o mundo nas últimas décadas e aportou entre nós, de modo explícito e despudorado, a partir do início dos anos 90, com o governo de FHC, e acentuou-se com as famigeradas privatizações promovidas por ele, nos ...
A utilização vem de uma imposição imperialista. A utilização da língua inglesa coma a língua mais falada pelos indivíduos vem de uma imposição imperialista de centenas de anos, por conta de sua primazia em questões econômicas, militares e de poder/influência.
Pergunta 1 0,5 em 0,5 pontos Correta Como os sociólogos explicam a violência urbana? Resposta Selecionada: d. As condições precárias de vida da população pobre causam violência.
A diferença básica entre trabalho formal e informal é que o trabalho formal tem contrato de trabalho e registro na Carteira Profissional. ... O trabalho informal, por outro lado, como o próprio nome indica, não tem formalidades, ou seja, não tem registro em carteira e também não tem contrato.