Outra contribuição importante que a psicanálise pode oferecer ao campo da educação diz respeito a como a relação professor-aluno constitui-se como um campo de transferências. ... Desse modo, a educação desenvolve-se mais pelo laço que se estabelece com esse outro do saber do que pelo conhecimento adquirido.
No início de cada ano letivo,quando as crianças retornam ou iniciam as atividades escolares, as mesmas passam por um processo de adaptação. A Psicanálise revela o quanto a palavra da criança pode ser encoberta, através de conteúdos de transferências, pela fala dos adultos. ...
A contribuição do behaviorismo e da psicanálise na educação Também desenvolve o conceito de reforço, distinguindo o reforço positivo (qualquer coisa que fosse acrescentada ao estímulo que aumentasse a probabilidade da ocorrência….
A Psicanálise pode contribuir para a formação do educador O aluno se encontra numa relação de poder, sujeito a um desejo inconsciente do professor, que pode chegar a ser um bloqueador. A Psicanálise pode vir a contribuir para a formação do profissional de educação.
A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).
Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. Não há aprendizagem sem relação. ... Que o ato de aprender, presumi sempre uma relação com o Outro, não há ensino sem professor.
A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente.
Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.
A psicanálise é uma ciência que, através da investigação da mente, busca caminhos para compreensão e superação dos distúrbios nervosos, fobias e traumas. Para isso, ela tem como princípio básico a relação entre os comportamentos/sentimentos e desejos inconscientes.