Uma fístula é uma anormal, câmara de ar-como a conexão que forma entre duas órgãos ou embarcações que são alinhados com pilhas epiteliais. As fístula são geralmente o resultado de uma condição da doença, mas as fístula artificiais podem igualmente cirùrgica ser criadas para a terapia.
A principal causa da fístula anal é a inflamação de glândulas do ânus, que causam abscessos e em alguns casos evoluem para fístulas. Existem outras causas como Doença de Crohn, câncer e doenças sexualmente transmissíveis. Por isso é importante a avaliação pelo Coloproctologista.
Uma fístula anorretal é um canal anômalo entre o ânus ou reto e, normalmente, a pele perianal, embora em alguns casos, ela possa se estender até outro órgão, como a vagina. Fístulas anorretais são comuns em pessoas que têm um abscesso anorretal, doença de Crohn ou tuberculose.
Fístula é uma patologia causada pela conexão entre um órgão ou de um vaso sanguíneo com outra estrutura que normalmente não estão conectados. Também pode ocorrer por furos entre paredes do intestino.
São elas:
Como é feito o tratamento Faz um corte sobre a fístula para expor todo o túnel entre o intestino e a pele; Remove o tecido lesionado do interior da fístula; Coloca um fio especial dentro da fístula para promover a sua cicatrização; Dá pontos no local para fechar a ferida.
O principal risco é de formação de um novo abscesso. Pode também causar dor e desconforto. Na literatura há casos de câncer que desenvolve em fistula, mas são casos raros.
O manejo das fístulas gastro-intestinais continua a ser um desafio. A maioria fecha com o tratamento conservador, constituído basicamente de drenagem completa das secreções, suporte nutricional, inibidores da secreção digestiva e, se necessário, controle do processo infeccioso.
Abertura visível da fístula na pele. Dor e inflamação evidentes na área retal. Uma área da pele engrossada devido à infecção crônica, referida como a induração. Descarga do sangue ou do pus do ânus ou da pele circunvizinha.
Fístulas são tratadas, na maioria das vezes, através de cirurgia programada. Algumas fístulas podem necessitar de exames antes da cirurgia, como ultrassonografia ou ressonância magnética. Existem tipos diferentes de fístula.