O inglês, por motivos diversos (políticos, econômicos, culturais) é hoje o mais utilizado no mundo para a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma.
Na realidade, tem sido bem aceita a definição de que o ILF é "qualquer uso do inglês entre falantes de diferentes línguas maternas para quem ele é o meio de comunicação escolhido, e frequentemente, a única opção" (SEIDLHOFER, 2011SIFAKIS, N. C. The education of the teachers of English as a lingua franca: a ...
É curioso saber, no entanto, que o inglês passou a ter sua importância reconhecida em 1919, quando o Tratado de Versalhes foi assinado em duas línguas: a francesa (de maior domínio na época) e o inglês.
A língua francesa é importante para estudo e pesquisa em várias áreas do conhecimento incluindo especialidades tais como sociologia, medicina, farmácia, química, história, gastronomia, hotelaria, educação física, educação, química, física, engenharias, informática, geologia, arquitetura, psicologia, direito, política, ...
O inglês tornou-se uma língua global como resultado de dois fatores principais: a extensão do poder colonial britânico, que teve seu ápice no final do século XIX, e a hegemonia dos Estados Unidos como poder econômico no século XX.
Basicamente é graças à economia globalizada, liderada principalmente desde os anos 90 pelos Estados Unidos. Como a maioria das grandes multinacionais possuem relações comerciais com o país, é imprescindível que as empresas alocadas em outros países contem com profissionais que falem e entendam o idioma.
Língua franca é a língua que várias pessoas, que falam idiomas diferentes, adotam para se comunicarem entre si. Nesse sentido, a BNCC legitima o Inglês, não só como a língua falada em países como nos Estados Unidos ou na Inglaterra, mas como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado.
Falar inglês irá ajudá-lo a se comunicar com pessoas de países de todo o mundo, não apenas de língua inglesa. Se você for a qualquer lugar do mundo e precisar se comunicar, não precisará necessariamente aprender a língua local se souber o inglês, a língua franca da atualidade.