Já os acádios foram os responsáveis por criar o primeiro império e primeira língua falada do mundo. A escrita cuneiforme inventada pelos sumérios serviu de inspiração para a criação da língua acadiana, mas os conceitos linguísticos da tribo dos acádios sempre foram muito bem guardados.
Os Sumérios foram uma das primeira civilizações de que se tem notícia, mas a sua importância histórica não pára aí. A eles são atribuídas duas grandes invenções: a da escrita e a da roda, ambas a cerca de 6000 anos atrás. A sua escrita era de uso particularmente da elite, principalmente dos sacerdotes e escribas.
Um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia, os sumérios ficaram conhecidos por desenvolver a escrita cuneiforme. Sucederam-lhes os acádios, liderados por Sargão I.
A partir da margem esquerda do rio Eufrates, entre Sippar e Kish (onde hoje localiza-se o Iraque), os acádios conquistaram a Mesopotâmia meridional e Elam, criando os estados de Isin, Larsa e Babilônia. O centro hegemônico acádio seria a cidade de Akad.
A guerra entre as cidades-Estado levou a um declínio populacional, do qual a Acádia proporcionou uma pausa temporária.
A sociedade dos sumerianos configurava-se da seguinte forma: viviam em comunidades urbanas e as decisões governamentais eram definidas em assembleias de anciões. ... Durante o século XXIV a.C., a expansão dos sumerianos foi contida pelas invasões dos povos semitas.
O rei Sargão foi um conquistador cuja memória permaneceu nas lendas e narrativas dos povos mesopotâmicos. ... Sobre o rei Sargão é correto afirmar que. destruiu a cidade de Ebla em 2300 a.C. inventou um tipo de escrita muito sofisticada.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).