Rainha, rapadura, rato, rei, restaurante, rocambole, ronco, ruas são algumas das palavras com a letra R.
O que é consoante mais r?
Quando uma sílaba apresenta duas ou mais consoantes juntas são classificadas como encontro consonantal perfeito. Geralmente esse encontro é feito por uma consoante seguida pela letra "l" ou "r".
Falando um pouco sobre sua criação, o R é uma linguagem que foi derivada do S (linguagem de programação estatística), lançada em 1993. Os criadores tomaram a linguagem S como base para criar sua própria linguagem e ambiente, possuindo muito mais recursos. O nome "R" vem das iniciais de seus criadores, Ross Ihaka e Robert Gentleman.
Por que o R é tão interessante?
Então ele serve pra fazer análises de dados, criar gráficos, calcular coisas: tudo de maneira muito parecida com outros programas de estatística que você pode ter visto por aí. Só que na verdade o R é um pouquinho mais do que isso (o que, aliás, é um dos motivos pra ele ser tão interessante – mas isso fica pra um outro texto).
Por que o R é um programa de Estatística?
Resumindo tudo, então, o R é um programa de estatística que também é um ambiente e linguagem de programação. A próxima pergunta poderia ser um bom e velho "e daí?", não é mesmo? Mas isso fica para um outro momento, pois pretendo escrever um pouco dos "por ques" do R ser um recurso super importante e útil para nós, cientistas.
Por que o R é um ambiente de desenvolvimento?
R é uma linguagem e ambiente de desenvolvimento, sendo muito utilizada para a área matemática e estatística, sob a licença GNU. Quando dizemos que ele também é um ambiente de desenvolvimento, isso significa que o próprio programa funciona como ambiente que interpreta a linguagem, fazendo com que tudo aconteça em tempo real.