Sábado, 21km - No desjejum utilize: frutas, suco de frutas, bolo, pão, queijo magro e geleia. Algo que você já tenha testado nos treinos. Evite frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa seca), leite, iogurtes e alimentos integrais para não acelerar o "trânsito intestinal" e precisar de um "pit stop" durante a corrida.
Dois dias antes da prova É necessário fazer o " carregamento de carboidratos", ou seja, aumentar a ingestão de carboidratos da dieta. Desta forma você iniciará a corrida com seus estoques de glicogênio muscular e hepático cheios.
Pode optar por frutas, verduras, batatas, cereais integrais, arroz, feijão e legumes. Estes alimentos devem estar em todas as refeições. A proteína também deve fazer parte das suas refeições, mas em menor quantidade.
Os primeiros 21 km
O que comer antes da maratonaO que comer 1 hora antes de correrExemplo de alimentosPorquêComer carboidratos de absorção rápidafruta como banana ou pão branco com geleiaAumentar o açúcar no sangueIngerir alimentos ricos em proteínaLeite ou iogurte desnatadoDar energiaIngerir 500 ml de líquidosÁguaHidratar o organismo
DURANTE A CORRIDA Existem alguns tipos de carboidrato que você pode consumir durante o treino como carboidratos em gel, frutas secas, mel, bisnaguinha, maltodextrina, etc. A ingestão de água durante a corrida é fundamental!
Essa prova é muito dura e o ciclo de treinamento gera um desgaste grande. Provavelmente você precisará de pelo menos três semanas para se recuperar dos treinos e acumular energia. Uma sugestão é fazer o seu último longão (algo entre 30 e 33km para a maioria) justamente três semanas antes da prova.
21 097,5 metros Meia-maratona é uma corrida com uma distância igual a metade de uma maratona, ou seja de 21,1 km (21 097,5 metros).
2. A alimentação de um maratonista precisa conter proteínas – seja de origem animal ou vegetal
A banana, a aveia, os cereais integrais, o pão integral e as raízes, como a batata doce ou aipim, são boas opções para serem ingeridas antes de encarar uma corrida.