Não se deve assoar o nariz de forma alguma, nem abaixar a cabeça. As atividades físicas são liberadas trinta dias após a cirurgia.
Posso assoar o naris depois de uma semana da cirurgia septoplastia+turbinectomia? Não é recomendado assoar o nariz num período muito precoce, devido ao risco de desprendimento de coágulos e sangramentos. O indicado é lavar as narinas com solução fisiológica, inspirar e engolir, ao invés de assoar, até boa cicatrização.
É perfeitamente normal a saída de secreção do nariz e o mesmo ficar entupido alguns dias após a cirurgia. A obstrução pode ocorrer devido à formação de crostas. A orientação geral é lavar o nariz com soro para aliviar estes incômodos.
Após a Cirurgia Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.
Septoplastia - recuperação O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana, sem dor apresentando apenas algum desconforto nasal.
Depois de uma cirurgia de Septoplastia com Turbinectomia, o edema, a formação de crostas são comuns e o risco de sangramento existe, por isso deve-se controlar bem a rinite para evitar espirros ou irritação nasal adicional.
Quanto à alimentação, nos primeiros três a quatro dias após a septoplastia, não há restrição alimentar, mas deve evitar refeições muito quentes. Depois desse período, o paciente pode começar uma dieta normal.
Não assoe o nariz por, pelo menos, uma semana. Se a necessidade de aliviar a congestão for grande, inspire soro fisiológico, mas não assoe. O médico irá limpar as cavidades nasais, adequadamente, durante a primeira consulta pós-operatória — sem que seja preciso virar a cabeça para baixo.
Septoplastia - recuperação O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana, sem dor apresentando apenas algum desconforto nasal. Após a cirurgia é necessário manter alguns cuidados, nomeadamente, não estar exposto a calor, não praticar exercício físico e fazer higiene nasal com água salina.
Em geral, recomendamos um repouso relativo durante 15 dias, período em que a chance de sangramento é maior. Recomendamos ainda restrição de prática esportiva e uso do soro fisiológico para remoção de crostas durante 30 dias.