é uma abreviação do pronome de tratamento "Ilustríssimo" utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente a forma de tratamento "Senhor".
3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.
Forma de tratamento cerimonioso que se dá a pessoas de certa consideração (abreviatura: Il.mo).
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
Vossa Eminência é um pronome de tratamento, também chamados de axiônimo. ... Neste caso, o pronome de tratamento Vossa Eminência ou V. Em. ª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a cardeais, que são eclesiásticos do Sacro Colégio pontifício e participam no conclave para a eleição de um novo Papa.
Il.ma (com ponto antes do ma segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, abreviação de Ilustríssima, mas ver também esta resposta) é adjectivo feminino e como tal é naturalmente empregado em referência a mulheres.
A(o) Exmo(a). Secretário(a) Municipal de Educação Sr(a). NESTA.