O nome "Itapocu" possui várias interpretações segundo a língua tupi, mas as mais aceitas traduções são as três abaixo: "Água da pedra estourada", através da junção dos termos itá ("pedra"), pok ("estourar") e 'y ("água").
Em mapas antigos, o nome é grafado como Lecori, Ancori, Lencori, Aracoary e Araquari, a grafia exata provavelmente provém de "ará" (papagaio grande); "quara" ou "cuara" (buraco, garganta, refúgio) e "y" (água).
O Vale do rio Itapocu ou simplemente Vale do Itapocu é uma região que abrange politicamente sete municípios: Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder, Jaraguá do Sul e Corupá.
Araquari teve três outros nomes antes do atual. O primeiro, foi Paranaguá-Mirim, denominação original indígena. O segundo foi Senhor Bom Jesus do Parati, denominado quando a criação da paróquia/freguesia em 1854.
Santa Catarina Rio Itapocu/Nascentes
A principal bacia hidrográfica do município é o Rio Itapocu. Os afluentes do Rio Itapocu, que nascem nas partes mais elevadas do município, são: Rio Itaperiú, Córrego da Mantiqueira, Ribeirão do Boi, Ribeirão do Salto, Braço da Santa Luzia, Ribeirão da Lagoa ou Jacaré, e Ribeirão do Ai.
Araquari, já é considerada a 50ª cidade dos 295 municípios catarinenses com a maior população. A procura por Araquari, além da proximidade com Joinville, (menos de 30 km de distância) e das oportunidades de trabalho ou investimentos, é motivada também pelo custo de vida na cidade.
PrefeitoPopulaçãoPIB per capita [2018]113.080,67 R$Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]67,1 %Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]0,703Total de receitas realizadas [2017]126.472,28 R$ (×1000)
Rio Itapocu O município está inserido na Bacia do Rio Itapocu. Os seus principais afluentes são os rios Jaraguá e Itapocuzinho. Além deles, cerca de duzentos rios, riachos e ribeirões compõem a malha hidrográfica da região.
Tamandua tetradactyla O Tamandua tetradactyla ou, como é chamado popularmente, tamanduá-mirim, é um mamífero da fauna brasileira e que pode ser visto em uma grande variedade de ambientes, como nas florestas Amazônica e Atlântica, cerrado, pantanal, caatinga e campos sulinos.