A firma maximiza lucro produzindo a quantidade na qual o custo marginal se iguala à receita marginal. Maximização de lucro ocorre no nível de produção em que a receita marginal é igual ao custo marginal. Quando RMg = CMg - o lucro é maximizado.
Portanto o custo marginal e a receita marginal são definidos como a mudança no custo ou na receita, à medida que cada unidade adicional é produzida. Portanto, uma empresa maximiza o seu lucro operando onde a receita marginal é igual ao seu custo marginal.
RT = P x Q. · Essas funções são mostradas na Figura 4. · Receita marginal (RMg): é quanto a receita total aumenta pela venda de uma unidade adicional do produto. Por ser a receita total uma reta, cada unidade do produto produzido e vendido dar a mesma quantidade de receita adicional (i.e. receita marginal constante).
Custos médios (CTM, CM) e receita marginal (RMg)
A receita marginal é igual ao preço, pois o preço representa o valor de uma unidade a mais do produto Mas, a RMg não deve ser menor do que o CMg, caso contrário, o produtor estaria perdendo dinheiro em cada unidade a mais vendida ( seria o custo > preço).
a) Por que um ponto onde Rmg ≠ Cmg não pode ser um ponto de lucro máximo? Pois se Rmg > Cmg, a firma poderá produzir mais para aumentar o lucro. Se Rmg < Cmg, a firma poderá aumentar o lucro produzindo menos.
A condição para que a receita marginal seja igual ao custo marginal aplica- -se a todos os mercados. No caso da concorrência perfeita, em particular, temos que a receita marginal iguala-se ao preço (RMg = p) e, portanto, independe da quantidade produzida. (1) Verdadeiro.
(1) Cada empresa produz a quantidade que maximiza o seu lucro, isto é, a quantidade para a qual o custo marginal de período curto é igual ao preço (desde que o preço seja superior ao custo variável médio). O preço de equilíbrio de período curto é tal que a oferta da indústria e a procura de mercado são iguais (2).
Lucro Marginal LMG(x) = L (x) = dL dx ou seja, o lucro marginal é a derivada do lucro.