A classificação Qualis Livros se dá em quatro estratos, de L1 a L4, sendo os estratos superiores, L3 e L4, reservados para as obras de maior relevância no desenvolvimento científico da área e na formação de mestres e doutores.
A classificação de livro (Qualis livros) é dividida nos estratos na seguinte ordem: L4, L3, L2 e L1, sendo a obra classificada como L4, considerada de maior impacto (maior pontuação) e L1 a de menor impacto; A classificação de um capítulo depende da classificação do livro, onde o capítulo está publicado.
Para saber qual é a classificação de um periódico, é necessário acessar o portal WebQualis, na Plataforma Sucupira da Capes. Em seguida, clique no menu Consultar, localizado na parte superior esquerda da página, e depois selecione a opção Classificação.
Para maiores informações sobre o andamento da qualificação de livros em cada área, sugere-se contato direto com o Representante de cada área pelo e-mail disponível no Sítio da CAPES: www.capes.gov.br, menu AVALIAÇÃO, item QUALIS, e-mail dos representantes.
Classificação do Qualis Referência Essa modelo matemático levou em consideração três indicadores bibliométricos: o Cite Score, o Fator de Impacto e o índice h5. Eles basicamente se referem ao número de citações recebidas pelos periódicos nas seguintes bases: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto)
Uma editora ou revista qualificada como predatória é aquela que adota critérios bastante frouxos para selecionar o que irá publicar, ou, talvez fosse melhor dizer, que visa principalmente a obtenção de um pagamento por parte do autor.
Pra que serve? A função do QUALIS é exclusivamente para avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação. ... O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis.