Vale lembrar que, ao olharmos para o céu noturno, estamos olhando para o passado; quanto mais longe o objeto, mais tempo para a sua luz chegar até nós. Portanto, quando dizemos que um objeto está a 13 bilhões de anos-luz de distância, isso significa que a luz que vemos hoje saiu dele há 13 bilhões de anos.
Ao olhar para o céu, vemos o passado de objetos distantes porque a luz pode levar até milhões de anos para sair de um corpo celeste e chegar à Terra. Só podemos enxergar os objetos que nos cercam porque eles estão emitindo ou refletindo luz, que, ao atingir nossos olhos, proporciona a formação nítida de imagens.
A distância entre a Terra e o centro dela é de impressionantes 40 000 anos-luz!! ... Demora-se 2 milhões de anos para a luz dessas estrelas chegar até nós! Ou seja, quando olhamos por um telescópio para Andrômeda, estamos vendo como ela era há 2 milhões de anos atrás!
Para entender como os cientistas podem olhar para o passado, basta lembrar que a luz emitida pelas estrelas leva um tempo para chegar até nós. A luz do Sol, por exemplo, demora 8 minutos. Distâncias interestelares são medidas em anos-luz, ou seja, a distância que é percorrida pela luz em um ano.
Quando olhamos para o céu noturno, vemos uma grande quantidade de estrelas, muitas das quais se encontram a dezenas e até a centenas de anos-luz de distância da Terra. ... a velocidade da luz no vácuo, apesar de ser muito grande, é finita e não depende do movimento relativo entre fontes e observadores.
--> Nós não vemos linhas continuas pelo motivo de estrelas terem formado circular em sua maioria e por estarem muito distantes da Terra o movimento delas é quase imperceptível a olho nu.
Não é bem assim... Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra.
Olhar para o céu é ver o passado de corpos celestes, pois a luz gasta certo intervalo de tempo para sair dos objetos observados e chegar à Terra.
Estamos vendo a estrela como ela ERA porque ela está à 5anos luz da Terra . Devido à distância ela pode já ter até "morrido" mais sua luz continuou caminhando pelo espaço até chegar no campo de nossa visão . ... Portanto, a visão que temos agora da estrela corresponde ao que ela foi há 5anos.
Do ponto de vista científico tudo o que nós vemos é passado, principalmente as coisas mais distantes como as estrelas e a lua. ... Cientificamente o que vemos está atrasado, principalmente o que está mais longe, como é o caso de estrelas, galáxias, conglomerados, etc.