A venda com "recibo em branco" acontece quando o proprietário não preenche devidamente os dados do comprador no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é um documento utilizado para efetuar a transferência do automóvel e é emitido no momento do primeiro emplacamento, em caso de alteração de dados ou na aquisição ...
É só preenchê-lo e anexá-lo a uma cópia do recibo onde constam vendedor e comprador. O prazo para a transferência junto ao Detran é de 30 dias. E lembre-se: Jamais assine o recibo em branco. E em caso de dúvidas sobre a procedência do veículo, faça uma consulta online ou vá a um despachante.
Se ouvir "DUT em branco", fique atento. Significa que a transferência do carro não foi feita de maneira legal. O carro pode estar com o novo dono, mas o documento, não.
Eles pressionam o proprietário a fechar o negócio assinando o documento de compra e venda com os campos do nome do novo proprietário e do valor da venda em branco.
O preenchimento do recibo não é muito complexo e pode ser feito com facilidade. Basta relacionar informações simples, como valor da venda, nome do comprador, CPF ou CNPJ, endereço residencial, cidade, reconhecimento de firma e assinaturas.
A solicitação de segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV) pode ser feita por motivo de perda, furto, roubo ou má conservação. O valor da taxa é de R$ 261,41 para veículos em que o licenciamento do ano em curso não tenha sido realizado, e de R$ 181,34 para os casos em que o veículo já esteja licenciado.
Mas, em outros estados, é necessário informar ao Detran a venda do carro. Agora, se este não foi transferido pelo comprador, o vendedor pode ainda bloqueá-lo mesmo sem a cópia do CRV. Basta ir ao cartório onde foi registrado a venda para obter uma certidão de registro do documento.
A primeira coisa a ser feita é ir ao cartório e fazer o reconhecimento de firma por autenticidade do comprador e do vendedor do carro. O passo seguinte é se encaminhar a qualquer agência bancária, onde lhe será fornecido os débitos referentes ao DPVAT, IPVA e multas.
A expressão DUT em branco significa que nunca houve atualização do documento ou que, na última operação, a transferência de dono não foi comprovada. Ou seja, este tipo de problema pode trazer uma série de dores de cabeça ao novo dono do veículo.
Como fazer um recibo correto?