Quando os níveis de CA 125 estão elevados, conforme é demonstrado pelo exame CA 125, o paciente pode ter um câncer, sendo que o exame pode ser indicativo de que é necessário realizar mais exames complementares no paciente para investigar se há ou não a presença de câncer.
Resultados até 35.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 35.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico.
Os resultados do exame CA-125 indicam a quantidade de proteína CA-125 presente no sangue, podendo ser útil, especialmente, para o diagnóstico do câncer de ovário. As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença.
Exames de sangue que detectam o câncer. Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
CA 15-3 é uma proteína produzida pelas células mamárias do corpo humano. Sua concentração pode ser mais elevada em pacientes com câncer, sendo, nesse caso, usado como marcador tumoral. Ou seja, alterações nessa proteína podem determinar alterações no tumor.
Embora níveis elevados de um marcador de tumor circulante possam sugerir a presença de câncer, o resultado por si só não é suficiente para diagnosticar a doença. Por exemplo, condições não cancerígenas podem, às vezes, provocar o aumento de determinados marcadores tumorais.
O CA 125 se eleva em várias situações clínicas (cirrose, cistos de ovário, endometriose, hepatite e pancreatite), tem sensibilidade de apenas 50% no estádio clínico I e é de alto custo, se utilizado em toda população. Além disso, o câncer de ovário é relativamente pouco prevalente.
O biomarcador tumoral CA125 é uma glicoproteína de alto peso molecular, originada no epitélio celômico1. Níveis elevados de CA125 estão associados a diversos tipos de câncer, tais como câncer de mama, de pulmão e, mais frequentemente, câncer de ovário2.
Como o CA-125 pode estar elevado em várias condições normais ou benignas, como gravidez, menstruação, endometriose e doença inflamatória pélvica, ele não é útil ou recomendado como um teste de triagem para a população em geral.