"O cloro, na forma de íon cloreto (Cl-), é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e residuárias. ... Em água potável, o sabor produzido pelo íon Cl- varia em função da sua concentração, como também da composição química da água.
O conhecimento do teor de cloretos das águas tem por finalidade obter informações sobre o seu grau de mineralização ou indícios de poluição, como esgotos domésticos e resíduos industriais.
Um dos parâmetros estabelecidos é a concentração de cloreto total. A quantificação de íons cloreto em água pode ser realizada por cromatografia de íons, titulação de precipitação (métodos de Mohr, Volhard e Fajans), turbidimetria e potenciometria com eletrodo íon seletivo.
Assim foi calculado também o teor de Cloreto presente na água mineral cuja formula, Teor de Cloreto em ppm = V1 x 0,02 x 35,/V2 contudo, onde: V1 = Volume de solução de Nitrato de Prata gasto na titulação. V2 = Volume de solução da amostra analisada.
Como o principal íon negativamente carregado no corpo, o cloreto serve como um dos principais eletrólitos do corpo. Cloreto, além de potássio e sódio, auxiliam na condução de impulsos elétricos quando dissolvido na água corporal.
Os cloretos são sais derivados do ácido clorídrico. Estes podem dividir-se em dois grupos: cloretos minerais ou metálicos, isto é, combinação de cloro com elementos metálicos, mais ou menos polares, e cloretos orgânicos não polares, isto é, que não contêm o halogéneo sob a forma iónica.
O método utilizado para quantificação dos íons cloreto será o Argentométrico com detecção visual do ponto de equivalência. ... combina-se com os íons cromato (indicador) formando um precipitado de cromato de prata, vermelho, fracamente solúvel.
Volumetria de precipitação (encontrada algumas vezes como preciptação), ou titulação por precipitação, é o método da volumetria no qual se utiliza substâncias químicas que reagem entre si e formam duas fases uma liquida e outra sólida e insolúvel no meio reagente (normalmente, água), um precipitado, com isso é possível ...
Cloretos, cloro ou cloremia é uma análise laboratorial usada para avaliação de distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico. O médico pode solicitar o teste no sangue ou na urina e podemos ter resultados com hipocloremia ou hipercloremia.
A argentimetria ou método argentométrico é o método de volumetria de precipitação mais amplamente utilizado que tem como base o uso do nitrato de prata. É muito empregado na determinação dos haletos, cianeto, tiocianato e outros.