No período em que é adulta, a borboleta usa muitas partes do corpo para encontrar comida: as antenas percebem cheiros; a parte de baixo das seis pernas possuem receptores que captam informação sobre o sabor dos alimentos; a língua lembra uma tromba enrolada e estica para sugar, por exemplo, o néctar das plantas.
O alimento natural delas é o néctar de diferentes tipos de flores. Portanto, essa é a melhor opção. As asclepias, zínias e tagetes são muito procuradas pelas borboletas – plante algumas dessas em seu jardim e você as atrairá! Uma alternativa é o néctar de fruta industrializado.
A vida da borboleta é curta Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Pode parecer pouco, mas é o suficiente! Elas experimentam flores com seus pés, se alimentam, copulam, procriam e morrem pacificamente. É tanto tempo que há uma espécie de mariposa que nem precisa de tudo isso.
49 CAPÍTULO 3 Lagartas se alimentam de plantas , pre- dominantemente das folhas . Já quando adultas, se transformam em borboletas, que se alimentam do néctar das flores . Os seres humanos, quando recém-nascidos, alimentam-se somente de leite materno .
As borboletas são encontradas em todo o mundo e em todos os tipos de ambientes: quente e frio, seco e úmido, ao nível do mar e no alto das montanhas. A maioria das espécies de borboletas, no entanto, são encontrados em áreas tropicais, especialmente florestas tropicais.
Por serem animais de sangue frio, o clima quente da região dos trópicos (região entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio) é o local onde são encontradas a maioria das espécies de borboletas.
A lagarta da borboleta monarca, quando nasce em uma flor chamada asclépia (uma planta venenosa), pode acumular o veneno no corpo, e ser muito perigosa para quem tem animais domésticos e crianças que tenham a infeliz ideia de comê-las.
Para uma borboleta com uma asa rasgada, você pode colar a asa com fita adesiva para ajudá-la a se curar. Use uma fita muito leve e transparente. Segure cuidadosamente o corpo da borboleta com uma mão e use a outra para colocar um pequeno pedaço de fita em um lado da asa.
Por serem animais de sangue frio, o clima quente da região dos trópicos (região entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio) é o local onde são encontradas a maioria das espécies de borboletas.
Borboletas se alimentam do néctar de belas flores, mas essa não é a sua única fonte de alimentação. Os insetos precisam de nutrientes que as plantas não podem fornecer e, por isso, acabam recorrendo a outros alimentos menos agradáveis.