Qualquer um mais atento ao mundo percebe que nada na vida nos é oferecido de maneira segmentada como aprendemos na escola. Exemplo: uma visita a uma praça nos oferece a possibilidade de aprender sobre matemática (álgebra mais geometria), biologia, química, línguas, história, geografia, física, educação física.
Os espaços colaborativos — conhecidos como coworkings — são ambientes voltados para a melhoria do tradicional modelo escolar. Por meio deles, o professor promove uma educação mais lúdica, prática e direcionada, evitando fazer uso apenas de aulas expositivas para ensinar.
Informalmente o processo educacional ocorre no cotidiano das pessoas e nas relações humanas; essa ação cotidiana e informal refere-se à troca de experiência e à manutenção de valores da sociedade ou de um grupo dentro da sociedade.
O ambiente escolar como local exclusivo para promover a educação está perdendo espaço. ... O tempo escolar, como único tempo para formação, está sendo substituído pelo entendimento de que todo o tempo, ao longo da vida, é momento de aprender.
Eles podem também ser objeto de atividades mais significativas e estimulantes do que os rotineiros deveres e tarefas de casa, pois é maior o envolvimento dos alunos quando o que se aprende na escola está associado ao que se faz fora dela.
Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.
O conceito de atividades educativas se baseia na criação de situações de aprendizagem pelo professor. Elas possuem o intuito de elevar a possibilidade de que os alunos tenham contato com experiências que os permitam atingir os objetivos educacionais.
Para algumas pessoas pode parecer impossível aprender fora dos muros da escola, mas a verdade é que a escola ela apenas organiza e sistematiza os que vamos aprender e quando aprender, porém nós somos humanos, seres ativos, curiosos e que não esperamos "aprender" só na escola, nós aprendemos sozinhos, aprendemos com ...
Uma escola é um exemplo clássico de um ambiente formal de ensino e educação. Nesse ambiente há espaços físicos e materiais destinados ao uso sistematizado com o intuito de se alcançar uma determinada aprendizagem (MARANDINO, 2017).
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.